Projeto desenvolvido em programa de pós-graduação da UNEB de Juazeiro recebe prêmio neste sábado (5)

0

Um projeto do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Juazeiro, no Norte da Bahia, foi premiado em 3º lugar na categoria ‘Ensino Superior’ no ‘1º Prêmio de Aprendizagens Solidárias – Experiências que transformam’, concurso realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A premiação acontece neste sábado (5).

Intitulado “Do local ao Global – a educação contextualizada e o diálogo intercultural nas novas estratégias de internacionalização da extensão e da aprendizagem solidária INTEREURISLAND no PPGESA: uma referência para o programa SCHOLAS CHAIRS proposto pelo Papa Francisco”, o projeto é coordenado pelo Drº Nicola Andrian, professor italiano que é bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob a supervisão do Drº Edmerson dos Santos Reis, docente do programa.

O objetivo principal do projeto é o fortalecimento da educação contextualizada e do diálogo intercultural como fundamentos da educação a uma cidadania GloCal (que valorize o Local abrindo-se ao Global) e da implementação de novas estratégias de internacionalização da extensão acadêmica. Por isso neste projeto tem o foco do intercâmbio internacional para promoção de aprendizagens solidárias.

Esta articulação se dá através do convênio de cooperação entre a Universidade de Padova, na Itália, e a UNEB. Ao todo já participaram do projeto 12 intercambistas, 7 italianas e 5 brasileiras. Os estágios são desenvolvidos em instituições como: Pastoral da Mulher (com mulheres em condição de prostituição); CASE NAENDA Gey Espinheira (com adolescentes em conflito com a lei); o Lar São Vicente de Paulo (com pessoas idosas); e neste ano foi ampliado para a Secretaria de Desenvolvimento Social da Mulher e Diversidade – SEDES; também a Gerência de Proteção social especial GPSE, da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA (com crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade e vítimas de violência).

Na Itália as estudantes do curso de Pedagogia da UNEB de Juazeiro trabalharam com serviço solidário com migrantes e refugiados; com crianças em condições de risco e com dificuldade de aprendizagem. A premiação do Cenpec inclui a participação em um curso e o valor de R$ 5 mil para investir em ações de aprendizagens solidárias.

Para o Prof. Nicola essa premiação foi um importante reconhecimento das ações que estão em curso neste projeto “A força da proposta é a rede nacional e internacional, o trabalho coletivo e o grande valor pedagógico da aprendizagem solidária. Este prêmio nos permitirá desenvolver relações com outros projetos, outras instituições tanto no Brasil como na Itália. Além disso, o valor em dinheiro será utilizado para a mobilidade das estudantes da UNEB do próximo ano, que irão a Itália”, afirmou.

A premiação será transmitida ao vivo, neste sábado (05/12), a partir das 10h pelo canal no YouTube ou pela página no Facebook do Instituto Singularidades.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome