Qualquer semelhança é mera coincidência: Suzana Ramos usa suas redes sociais para anunciar, em doses homeopáticas, o secretariado

(foto: reprodução)

Após quase 50 dias das eleições municipais, a prefeita eleita de Juazeiro, no Norte da Bahia, Suzana Ramos (PSDB) começa a divulgar seu secretariado. A expectativa era grande, principalmente, entre os veículos de comunicação da região, a imprensa oficial, que costumeiramente, é convocada para coletivas com gestores eleitos quando anunciam seu secretariado.

Suzana Ramos, a exemplo do presidente Bolsonaro, preferiu usar suas redes sociais para compartilhar a informação, em doses homeopáticas, e anunciar os nomes do primeiro escalão.

Fez diferente, por exemplo de Bruno Reis (DEM), prefeito eleito da capital baiana, que em uma coletiva de imprensa anunciou sua equipe de governo.

Pode ser uma inovação da equipe de comunicação da prefeita eleita, não seguir o fluxo de fazer seus comunicados através da imprensa. E tá tudo bem. Vai que aprovam a estratégia de Bolsonaro e tenham decidido copia-lo? E tá tudo bem.

Só oremos para que Suzana Ramos não copie o comportamento do presidente no trato com os profissionais de imprensa, desqualificando-os e descredibilizando o trabalho dos jornalistas.

Grosseira ela não seria, por índole. Mas tornar-se inacessível é também uma forma nada cordial e nada democrática de se relacionar com a imprensa.

Qualquer semelhança é mera coincidência

Suzana, assim também como o Bolsonaro, não compareceu aos debates realizados por alguns veículos da região, durante a campanha eleitoral. Não atendeu aos convites de entrevista, inclusive do PNB, que realizou uma série com candidatos à prefeitura, e sem nenhuma justificativa da assessoria da então candidata.

Já eleita, Suzana Ramos e seu vice, Leonardo Bandeira, realizaram uma coletiva, mas, de cara, proibiram transmissões ao vivo, uma medida no mínimo estranha para quem valoriza as redes sociais pela sua interatividade e sabe que tudo acontece em tempo real.

Suzana Ramos não foi aos veículos de comunicação da região, nem aos mais tradicionais, agradecer a expressiva votação e falar do futuro de Juazeiro. Ela preteriu os da cidade, e preferiu usar os microfones de longe, concedendo entrevistas a veículos de Salvador.

Não estreia muito simpática a prefeita Suzana. Evitar a imprensa, e se comunicar apenas pelos releases produzidos por sua assessoria, não é de bom tom não. Isso é inusitado em Juazeiro. Mesmo os prefeitos fracos em oratória não fugiam da imprensa e mantiveram um relacionamento amistoso com os veículos e seus profissionais.

Mas tá tudo bem. Continuaremos firmes no nosso papel de informar, investigar, questionar e acompanhar os atos do governo, ainda que tendo como fonte as redes sociais da nova gestora.

Secretariado

E por falar em redes sociais, Suzana Ramos começou seu anúncio, de forma pingada, pela pasta da saúde, calcanhar de Aquiles de toda gestão, com demandas sempre maiores que os investimentos. O novo secretário é o médico e empresário da saúde Fernando Antônio Bezerra da Costa, formado na FCM/UPE.  Ele é casado com a enteada de Suzana Ramos, filha do falecido ex-vereador Zoró, esposo da prefeita eleita.

Duas horas depois, foi divulgado o nome de Normeide Almeida como nova secretária de Educação de Juazeiro. A professora, petista histórica, desfiliou-se recentemente do Partido dos Trabalhadores. Ela foi superintendente na Secretaria de Educação de Itiúba-BA, e é aposentada das redes municipal e estadual de Educação, tendo sido gestora da Escola Terezinha Ferreira de Oliveira e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Na manhã de hoje (29), Fernanda Barros, foi anunciada como secretária de Comunicação. Ela é graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, licenciada em Letras Vernáculas e pós-graduada em comunicação e educação. Fernanda é esposa de Lulinha Cordeiro, primo do vice Leonardo Cordeiro Bandeira.

Daqui até não sabemos quando, outros nomes deverão ser divulgados. Fiquemos de plantão, acompanhando as postagens no perfil da prefeita. Até agora os nomes que ventilaram nos bastidores estão se confirmando. Poderá haver surpresas ou não.

Dizem os especuladores que Carlos Neiva, como secretário de Desenvolvimento Econômico e Ciro Viana, primo do Deputado Adolfo Viana (PSDB), como Chefe de Gabinete, deverão ser os próximos nomes anunciados. Não é oficial. Até o fechamento deste texto, os dois nomes ainda não constam nos perfis de Suzana.

Vamos aguardar!

Da Redação por Sibelle Fonseca

4 Comentários

  • Erandi Soares disse:

    Parabéns Suzana na democracia ninguém é obrigado a ir para debates e nem anunciar seu secretariado em meios de comunicação uma vez que tem as redes sociais , vocês querem mais o que ela ja deu os nomes faço parte da comunicação e estou super atenado nas redes não vejo problema

  • Messias Borges disse:

    Estou muito surpreso positivamente com a prefeita eleita, a começar pelas pessoas até agora nomeadas e com relação ao trato com a “imprensa” regional está certíssima, quando se tem uma imprensa e jornalistas tendenciosos e maliciosos, faz muito bem em divulgar através de suas Redes, os seus eleitores e a população estão informados.

  • Ingrid Nayara disse:

    O mal desse blog fake no branco é esse. Deixa a mulher fazer do jeito que ela quiser rapaz. Fica pianinho que seu garçom que te bancava perdeu fofinha

  • Leônidas Marinoni de Barros disse:

    A Prefeita eleita está correta.
    Ê presciso ter cuidados com a imprensa tendenciosa,informa com reflexo de ódio, desprezo e, sentimento pela derrota (PT).
    Parabéns, Prefeita SUZANA RAMOS.
    Basta ser Honesta e trabalhadora é, o momento do BRASIL.
    Leônidas de Barros (SSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.