
Na manhã desta quarta-feira (6), a Associação dos Guardas Civis Municipais de Juazeiro realizou uma Assembleia com a categoria para deliberar sobre a indicação do novo comandante da instituição, que segundo a entidade desobedece a hierarquização e descumpre o Estatuto da Guarda Municipal, quando pretende nomear um profissional de 3ª Classe, ainda em estágio probatório.
Na Assembleia a categoria discutiu a nomeação do Comando, a aprovação de abaixo-assinado contra a nomeação e ainda a possibilidade de uma paralisação.
De acordo com representantes da entidade, na Assembleia ficou decidido que “a categoria não irá aceitar nenhum nome que tenha sido admitido depois de 2002 e esteja em estágio probatório”. Caso contrário, eles irão paralisar as atividades, ficando aquartelados, já que legalmente a categoria não tem direito a greve.
Após a Assembleia, representantes da Associação foram para uma reunião com o Procurador Geral do Município, Thiago Cordeiro e com o Secretário da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Manoel Tenório Rapadura Filho. A reunião está acontecendo neste momento.
Os Vereadores Salvador Carvalho (PCdoB) e Mitu do Sindicato (PCdoB) participaram da Assembleia, manifestando apoio a reivindicação da categoria.

Entenda o caso
Após tomar conhecimento que a Prefeita Suzana Ramos pretende indicar para comandar a Guarda Municipal, em Juazeiro, o Guarda Municipal Denilson Andrade, a categoria reagiu argumentando que a nomeação fere o Estatuto da Guarda Municipal, pois não respeita a hierarquização.
O nome em questão foi admitido na GCM em 2019, e ainda está em estágio probatório.
De acordo com a Associação, no próximo dia 08 aconteceria a sabatina de Denilson Andrade, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, quando o GCM já sairia nomeado para o cargo de novo Comandante da GCMJ.
Os GCMs afirmam que a intenção de Suzana Ramos “fere a legislação da GCM. O nome em questão é de 3ª Classe, e não pode assumir o Comando. O gestor municipal nomeia, mas respeitando a legislação vigente. O cargo de comando é para um profissional de 1ª Classe. No caso, este nome da nova prefeita não atende aos requisitos legais”, informou.
A Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro encaminhou ofício à Procuradoria Geral da Prefeitura, pedindo que a nova gestora obedeça a hierarquização.
Da Redação



