“Tive que fazer particular”: usuária do SUS, com suspeita de Covid-19, relata dificuldade na realização de teste rápido em Juazeiro

 

Mesmo com o aumento no número de casos da Covid-19, em todo o país, e o anúncio de uma segunda onda da pandemia, a testagem foi reduzida em Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com os dados dos boletins divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde, nessa quarta-feira (06), apenas nove testes rápidos foram realizados pelo município. Na quarta da semana passada, 100 testes rápidos foram realizados.

A redução na testagem já preocupa os moradores (as) da cidade. Uma delas procurou o Portal Preto no Branco e relatou que, mesmo com 10 dias de sintomas e isolamento, não conseguiu ser testada pela Secretaria de Saúde.

“Estou com os sintomas da Covid-19 desde o dia 28 de dezembro. Fui notificada como caso suspeito na Unidade Básica de Saúde do bairro Maringá, e como agendado, ontem procurei a unidade para fazer a testagem. Porém, para minha surpresa, fui informada que não tinham mais testes na unidade. A enfermeira ainda fez de tudo para conseguir com a SESAU, mas não teve retorno”, contou a usuária.

Ainda de acordo com a moradora, até hoje a Vigilância em Saúde não entrou em contato com a mesma para realizar um novo agendamento.

“Além disso, o número da Central Covid não está funcionando. Diante da dificuldade, decidi fazer um teste particular. Acho isso um problema grave. Essa falta de testagem resultará em uma sub-notificação e ficamos sem saber realmente como está a situação na cidade “, acrescentou.

O PNB procurou a SESAU em busca de esclarecimentos.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.