Esgoto jogado diretamente no Rio São Francisco. Uma situação flagrada pela equipe do PNB na orla do bairro Country Clube, em Juazeiro, Norte da Bahia.
De acordo com um morador do bairro que conversou com nossa reportagem, há alguns anos ele observa o crime ambiental e já procurou os órgãos responsáveis, mas não houve adoção de providências. Ainda de acordo com o morador a ligação clandestina foi realizada por construtores de um prédio que fica numa área próxima ao rio.
“Um prédio joga diariamente todos os seus dejetos diretamente no São Francisco. Já denunciamos a situação ao INEMA, mas até agora nada foi feito. Isso é revoltante”.
O PNB encaminhou as reclamações para a Secretaria de Ordenamento Urbano e para o INEMA de Juazeiro.
Em resposta, a assessoria da Semaurb informou que, após contato do PNB, uma equipe foi até o local para verificar a situação e os fiscais constataram o “lançamento de resíduos de águas cinzas, provavelmente decorrentes de ligação clandestina”.
O órgão também informou que “a Semaurb irá acionar o SAAE para que seja deslocada uma equipe até o local, e identifique a ligação da rede de drenagem, dando fim ao derramamento.
Esclarecendo, Água cinza é qualquer água residual, ou seja, não-industrial, originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho. A água cinza corresponde a 50 a 80% de esgoto residencial. Composto de água residual gerados a partir de todas as casas saneadas, exceto dos vasos sanitários (que são as chamadas águas negras).
Da Redação