Eduardo Pazuello confirma início de vacinação na próxima quarta-feira (20)

 

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com prefeitos de diferentes capitais do Brasil, confirmou o início da vacinação na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro.

O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em publicações feitas no Twitter no final da manhã desta quinta-feira (14) se antecipou na informação e afirmou que, na segunda-feira(18) serão trazidas 2 milhões de doses da Astrazeneca, além das 6 milhões de doses já garantidas da CoronaVac, totalizando 8 milhões de doses no mês de janeiro.

Com uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e a necessidade de aplicar duas doses da vacina para poder garantir a imunização, as 4 milhões de pessoas que podem ser vacinadas em janeiro representam somente 2% dos brasileiros. Ou seja, o número é insuficiente para garantir uma imunização coletiva.

Pazuello informou que para o mês de fevereiro a meta foi de ter outras 30 milhões de doses, suficientes para imunizar no máximo 15 milhões de pessoas, cerca de 7% da população. Ou seja, nos primeiros dois meses não há a expectativa de garantir a vacinação nem de 10% dos 220 milhões de cidadãos do país.

Conforme previsto, o público alvo inicial será de profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Em seguida, idosos acima de 75 anos. Não haverá prioridade, segundo o prefeito de Florianópolis, para o repasse de doses para as capitais, que receberão proporcionalmente como as outras cidades.

Com informações Agência Brasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.