Trabalhadores e Trabalhadoras da Hortifruticultura do Vale do São Francisco entregam pauta de reivindicação 2021 para a classe patronal

0

 

No 15 de janeiro representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco entregaram a pauta de negociação para a classe patronal de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Devido a pandemia do novo coronavírus, o seminário de construção de pauta foi realizado de maneira virtual, reunindo representantes da categoria para a discussão dos pontos mais relevantes para os trabalhadores e trabalhadoras.

 

Entre as principais propostas sugeridas estão o aumento do salário com ganho real para R$ 1.200,00 e a manutenção dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras. A categoria também cobra das empresas o cumprimento dos protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus.

 

Entre elas estão a garantia da quantidade de ônibus para os trabalhadores da qual possa evitar aglomerações e o distanciamento adequado dentro do transporte; a realização da higienização diária dos vestiários, banheiros e espaços de descanso dos trabalhadores, além de garantir orientações sobre o uso de mascaras, lavagem correta das mãos e higienização com álcool; orientar quanto a importância da vacinação e estabelecer a comunicação com os trabalhadores e sindicatos quanto ao aparecimento de sintomas referente ao Covid-19.

 

“A gente quer cumprir todos os protocolos e dizer que os sindicatos estão prontos para mais um ano de negociação coletiva, para que a gente possa trazer mais avanços e cumprir com sucesso a discussão da pauta tanto para o homem como para a mulher do campo, dentre elas as cláusulas que defendem as mulheres, a gestante, a lactante, a licença maternidade”, pontuou Lucilene dos Santos Lima presidente do Sindicato de Assalariados e Assalariadas Rurais de Petrolina.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as cidades de Juazeiro e Casa Nova se destacaram, no último ano, na produção mundial de frutas. O secretário de assalariados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), José Manoel dos Santos, explica que com o isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, houve um aumento considerável do consumo de alimentos, que proporcionou destaque para o agronegócio brasileiro.

“Com base nesses dados, acreditamos que não teremos dificuldades para negociar com as empresas, haja visto que elas ganharam muito dinheiro este ano e que é um momento oportuno para atender a pauta de reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou José Manoel.

A negociação coletiva da hortifruticultura irrigada está prevista para acontecer em fevereiro de 2021.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome