
O PNB publicou na manhã desta quarta-feira (24), um alerta de frequentadores de academias, em Juazeiro, sobre a lotação nestes ambientes, após o Toque de Recolher decretado pelo Governo do Estado, e que reduziu o horário de funcionamento.
“Se a maioria das academias funcionavam das cinco da manhã até às dez da noite, com a redução no horário, indo somente até às oito, está existindo superlotação em alguns horários. Os donos visam lucros e não dispensam clientes. Tem academia amontoando gente e em um espaço fechado, bem propício a propagação do vírus. Desde que iniciou o Toque de Recolher, espremeram gente no espaço para o treino até o horário permitido, às 8 da noite, sem respeitar a capacidade segura de pessoas no ambiente. Temendo me contaminar, deixei a atividade. Não há controle e nem fiscalização””, denunciou a leitora Souzane Cruz.
Outra leitora, que não quis ser identificada reforçou a preocupação e apontou outro descumprimento às medidas sanitárias, o não uso da máscara.
“Poucos usam máscaras, a maioria põe no queixo. Observo até funcionários sem máscara ou usando a proteção no queixo, o que nada adianta”, alertou a leitora.
Entramos em contato com a Semaurb-Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, que nos enviou uma nota com esclarecimentos sobre as normas de funcionamento das academias. Segundo o órgão fiscalizador, “as academias podem funcionar sem atividades que causem aglomerações. As aulas de dança e ginásticas juntam grupos de alunos, por isso, essas atividades não estão liberadas”.
Ou seja, só estão permitidas aulas individuais, como musculação. As demais atividades, em grupo, a exemplo de lutas, crossfit, funcional, estão proibidas.
A Semaurb informou ainda que “vai intensificar a fiscalização nas academias de ginástica, em trabalho em conjunto com a Vigilância Sanitária e, caso sejam identificadas irregularidades, tais como a não utilização correta da máscara pelos usuários e funcionários, falta de álcool em gel dentro desses estabelecimentos e o desrespeito ao distanciamento social, esses estabelecimentos poderão ser autuados e multados”.
Confira nota de esclarecimento na íntegra
Diante dos questionamentos levantados pela reportagem do Portal Preto no Branco a respeito do art. 3° do Decreto Estadual nº 20.240, de 21 de fevereiro de 2021, que diz “Ficam suspensos os eventos e atividades previstos no inciso I do art. 9º do Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020, independentemente do número de participantes, durante o período de 22 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2021”, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) esclarece que entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casa Civil do Governo da Bahia, que nos informou que “as academias podem funcionar sem atividades que causem aglomerações. As aulas de dança e ginásticas juntam grupos de alunos, por isso, essas atividades não estão liberadas”. Dito isto, lembramos que o município de Juazeiro aderiu incondicionalmente ao Decreto Estadual nº 20.240, de 21 de fevereiro de 2021 e está seguindo a determinação do Governo do Estado.
A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) está realizando um trabalho intenso para fazer cumprir o toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, realizando rondas em diversos estabelecimentos comerciais, com o apoio da Guarda Municipal, CSTT e Polícia Militar.
A SEMAURB vai intensificar a fiscalização nas academias de ginástica, em trabalho em conjunto com a Vigilância Sanitária e, caso sejam identificadas irregularidades, tais como a não utilização correta da máscara pelos usuários e funcionários, falta de álcool em gel dentro desses estabelecimentos e o desrespeito ao distanciamento social, esses estabelecimentos poderão ser autuados e multados.
A Prefeitura mais uma vez também pede a colaboração da população para que também faça a sua parte e evite aglomerações (Edísia Santos/Ascom Semaurb/PMJ)
Da Redação/ Foto ilustrativa



