Jornalista é agredido por vereador de Petrolina dentro da Câmara; FENAJ E SINJOPE se solidarizam com o profissional

0

 

(foto reprodução)

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SINJOPE) emitiram nota de apoio ao jornalista Kleyton Nunes, que na última terça-feira (2 ), foi agredido pelo vereador Zenildo do Alto (MDB) na Câmara de vereadores de Petrolina.

Kleyton foi intimidado enquanto exercia sua profissão. Zenildo do Alto, pessoa pública, não gostou de ser fotografado “fora do plenário da Câmara Municipal de Petrolina, enquanto ocorria um debate com músicos da cidade”.

Veja o vídeo:

Confira nota

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SINJOPE) vêm a público solidarizar-se com o jornalista Kleyton Nunes, vítima de agressão no exercício profissional, nesta terça-feira, 2 de março. Kleyton foi intimidado pelo vereador Zenildo do Alto (MDB), que não gostou de ser fotografado fora do plenário da Câmara Municipal de Petrolina, enquanto ocorria um debate com músicos da cidade.

Quando perguntado pelo repórter sobre, o porquê da ausência naquele momento do debate, o vereador respondeu de forma grosseira que “tinha quatro mandatos e não queria ser fotografado”. Em seguida, levantou-se da cadeira, caminhou em direção ao jornalista, atingindo a câmera fotográfica com um tapa. Kleiton identificou-se como jornalista, mas isso não impediu a agressão.

FENAJ e SINJOPE reafirmam o exercício profissional do Jornalismo como essencial à democracia e à constituição da cidadania. Cidadãos e cidadãs têm direito à informação de interesse público e homens públicos, especialmente os detentores de mandatos eletivos, têm o dever de prestar contas de seus atos.

As entidades sindicais representantes dos jornalistas colocam-se ao lado do jornalista agredido e pedem o apoio de toda sociedade para que os jornalistas realizem seu trabalho em segurança e com liberdade.

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ/Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco  – SINJOPE

Brasília/Pernambuco, 5 de março de 2021.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome