Desde o início da nova gestão do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, o PNB tem recebido diversas reclamações relacionadas ao serviço de coleta de lixo na cidade.
Nesta quarta-feira (10), moradores do centro e de alguns bairros de Juazeiro, que preferiram não ser identificados, reclamaram que estão há dias aguardando o recolhimento do lixo.

(foto arquivo pessoal)
“Desde sexta-feira (05), o carro coletor não passa na rua Quintino Bocaiúva. A antiga gestão mandava caminhões diariamente e agora estamos entregues ao lixo. Já encontramos baratas, ratos e até cobras na varanda de casa. Um absurdo. Não suporto mais morar em frente a essa sujeira”, desabafou uma moradora
Outro morador do bairro Santo Antônio, reclamou de um lixo acumulado próximo a sede do SAAE de Juazeiro.

(foto arquivo pessoal)
“Já vai fazer uma semana que esse lixo está acumulado, praticamente “na cara” do SAAE e não é recolhido. Isso é uma vergonha para Juazeiro. Um verdadeiro descaso. Bem próximo ao Grande Hotel de Juazeiro, que recebe turistas e visitantes. Imagine aí a imagem que eles levam da nossa cidade? É de fazer vergonha”, lamentou o morador.
Os moradores do residencial Juazeiro I, no bairro Itaberaba, também estão insatisfeitos com o serviço.
“Juazeiro está virando um verdadeiro lixão. Todo lugar que a gente passa, tem lixo acumulado. Aqui no Juazeiro I, todos os dias pela manhã os caminhões da coleta passavam, sem falta. Agora, o lixo só é recolhido a cada dois dias e nunca sabemos o horário. Semana passada, flagrei o caminhão passando de madrugada, com apenas um funcionário para recolher todo o lixo acumulado. Achei a situação absurda. A prefeitura precisa tomar uma atitude sobre isso”, cobrou o morador.
O PNB procurou o SAAE de Juazeiro. O órgão informou que também vem recebendo inúmeras denúncias sobre o serviço e que já acionou a empresa Vale Norte, responsável pela coleta na cidade.
“Hoje, a equipe da Vale Norte, empresa que presta o serviço, foi convocada pela Diretora Presidente, Josilene Alexandri, para uma reunião no SAAE , para tratar pessoalmente sobre esse assunto”, informou o órgão.
O SAAE informou ainda que a empresa terceirizada comunicou que houve um problema mecânico, em um dos caminhões coletores, provocando atraso no recolhimento de lixo esta semana.
“Atenta a essa situação e com o objetivo de resolver o problema o quanto antes, a prefeitura, através da diretoria do SAAE, já notificou a empresa para que as alternativas sejam adotadas sem provocar transtornos à população. O SAAE se coloca à disposição e, em caso de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone (74) 3614-9800”, acrescentou o órgão.
Da Redação por Yonara Santos



