Idosa denúncia que não há vacinas para pessoas acima de 67 anos, nesta quarta-feira (24), como anunciado pela prefeitura de Juazeiro; Sesau responde

0

(foto arquivo)

Apesar da Secretaria de Saúde do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, anunciar que iniciaria nesta quarta-feira (24) a vacinação contra a Covid-19 para idosos a cima de 67 anos, muitas pessoas nesta faixa etária estão encontrando dificuldades para serem imunizadas.

De acordo com uma denúncia recebida pelo Portal Preto no Branco, os idosos que procuraram a Unidade Básica de Saúde do bairro João Paulo II, anunciado como ponto de vacinação pela Sesau, foram informados que hoje a vacinação será exclusiva apenas para a segunda dose das faixas etárias anteriores.

“Tenho 67 anos e após o anúncio da prefeitura, procurei a UBS do João Paulo II, logo no início da manhã, pois sei que a procura é grande. Mas, apesar de terem muitos outros idosos aguardando, fomos informados que não terá vacina para a primeira dose, apenas para a segunda. A equipe do posto disse ainda que só foi informada hoje cedo da mudança e que não havia previsão de quando os idosos de 67 anos seriam vacinados. Um absurdo. Isso é uma falta de humanidade no mínimo, fazer pessoas do grupo de risco se aglomerarem pra nada”, reclamou uma usuária do serviço.

Ainda de acordo com a denúncia, a falta de vacinas está acontecendo em outros pontos de vacinação.

“A prefeitura divulgou ontem as faixas etárias, passou carro de som no meu bairro, para hoje pela manhã informar que nem sabe quando terá vacina. Liguei pra uma funcionária do posto do Mussambê e tive a mesma resposta. Também já liguei para agentes de saúde de outros postos, e a informação é que não tem vacina para essa faixa etária”, concluiu a idosa.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a Sesau informou que a vacinação foi suspensa por falta de doses.

Juazeiro bate meta de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 68 anos e aguarda a chegada de novas doses

Veja na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro fechou o balanço das ações realizadas para agilizar a vacinação em idosos acima de 68 anos contra o coronavírus. O calendário para aplicação da primeira dose da vacina para idosos com 67 anos, que aconteceria nesta quarta-feira (24), será retomado após a chegada de novas doses. De acordo com a Gerência Regional de Saúde da Bahia, a previsão é de que o novo lote chegue ainda nesta quarta-feira.

A meta de vacinação da população idosa foi alcançada, com o sistema ‘drive thru’ realizado nesta terça-feira (23) e com as escolas e as Unidades Básicas de Saúde que são estratégicas na campanha desta Fase 1 do Plano Nacional de Imunização.

O planejamento da Sesau para a vacinação deve prosseguir com a chegada das novas doses. “A parte boa é que nós conseguimos ontem chegar a nossa meta de vacinação, com o ‘drive thru’ e a distribuição de vacinas nas unidades de saúde da zona rural e zona urbana. Alcançando a meta estipulada pelo Estado da Bahia, estamos aguardando o envio de novas remessas de doses para seguir com o planejamento que foi divulgado. Eu peço a todos que aguardem, porque a previsão é de hoje para amanhã estarmos recebendo essas vacinas para dá prosseguimento”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Caroline Morgado.

Vacinação

A Prefeitura de Juazeiro vacina nesta quarta-feira (24), pacientes renais crônicos em hemodiálise. (Ascom)

 

Da Redação por Yonara Santos

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome