Caso de variante do novo coronavirus em Petrolina é confirmado pela Fiocruz

0

(foto arquivo)

Um caso da variante do novo coronavirus, P.1, originária do Amazonas, foi confirmado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, cinco amostras biológicas de pernambucanos com Covid-19 tiveram resultados confirmados para a variante. Entre eles, quatro mulheres e um homem, com idades entre 21 e 70 anos.

Além de Petrolina, a variante foi identificada em três pessoas que residem em Recife, e uma em  Jaboatão dos Guararapes. Ainda segundo a Fiucruz, todos os pacientes adoeceram entre janeiro e março deste ano.

“Nosso resultado corrobora que a variante P.1 é a que domina a pandemia em Pernambuco, conforme já havia sido apontado em comunicado técnico do Observatório Covid-19 da Fiocruz. Até o momento, analisamos poucas sequências dos meses de fevereiro e março, porém esse trabalho prossegue e aumentará o volume de informações disponíveis”, destaca o pesquisador da Fiocruz Pernambuco Gabriel Wallau.

Já o secretário estadual de Saúde, André Longo, diz que esse achado científica era esperado pela circulação da P.1 em diversos estados e a constante circulação de pessoas em Pernambuco.

“É importante ter essa confirmação, mas nosso trabalho contra a Covid-19 continua sendo através do uso correto da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento e isolamento social, além da vacinação. Só com o seguimento correto de todas as medidas sanitárias conseguiremos superar essa grave crise de saúde pública e evitar ainda mais mortes de entes queridos”, afirmou.

P.1

Outro estudo da Fiocruz, divulgado no dia  27 de fevereiro,  indica que em indivíduos infectados com a P.1. a carga viral no organismo pode ser até dez vezes mais alta.

Da Redação com informações Folha PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome