Pesquisa mostra Lula à frente de Bolsonaro na disputa em 2022

0

 

Uma nova pesquisa XP-Ipespe mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa pela presidência da República em 2022.

Lula aparece com 29% das intenções de voto, já Bolsonaro tem 28%.

A coluna Radar, da revista Veja divulgou o levantamento, que também mostra o ex-ministro Sergio Moro e Ciro Gomes na sequência, com 9% cada.

No levantamento anterior da XP-Ipespe, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%.

Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% — na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41%, e Lula, 40%. Em outros cenários testados, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Rejeição

A nova rodada da pesquisa XP-Ipespe também mostra continuidade na trajetória de queda da popularidade do governo de Jair Bolsonaro. São 48% os que consideram o governo ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior.

Em direção contrária, no entanto, melhorou a avaliação que os brasileiros fazem da atuação de Bolsonaro para enfrentar o coronavírus – embora permaneça majoritariamente negativa.

Caiu de 61% para 58% os que a consideram ruim ou péssima, e passou de 18% para 21% os que dizem avaliá-la como boa ou ótima. Já em relação aos governadores, a avaliação piorou: passou de 23% em fevereiro para 31% os que dizem considerar ruim ou péssima a atuação do governador do próprio estado (essa pergunta não havia sido feita no levantamento do início de março).

Da Redação, com informações BN

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome