Juazeiro: populações quilombolas serão vacinadas contra a covid 19, a partir desta quinta-feira (8), anuncia o COMPIR

Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil.

De acordo com informações da Presidenta do Compir, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Luana Rodrigues, as populações quilombolas serão vacinadas contra a covid 19, a partir desta quinta-feira(8)

“Acabamos de ter uma reunião com Renata, do setor de imunização da Prefeitura de Juazeiro, e ficou decidido que a 1ª dose da vacina das populações quilombolas, nas próprias comunidades, começa amanhã (8), respeitando a decisão da CIB, direcionando 20% das doses da vacina que previne o COVID 19, de cada lote que chega ao município, até concluir a imunização dessas comunidades tradicionais. A reunião aconteceu hoje (7) com o intuito de acertar caminhos e seguir normas e decretos que regem a vacinação para públicos prioritários no que tange a imunização do COVID 19”, informou Luana.

Luana Rodrigues ressaltou que “a preocupação se relaciona com a extrema vulnerabilidade desses solos tradicionais, historicamente alijados dos direitos básicos, inclusive a água tratada, saneamento e o acesso à saúde. Negligências de direitos que nesse momento de pandemia, agrava muito a exposição dessas pessoas ao vírus e a morte, como consequência do contágio, das inúmeras morbidades que atingem principalmente a população negra e do colapso do SUS”.

Segundo a presidenta, “a reunião foi solicitada pelas líderes das comunidades quilombolas de Juazeiro, Alagadiço, Barrinha da Conceição e Rodeadouro, ao Conselho de Promoção da Igualdade Racial COMPIR. A reunião foi muito produtiva e já  saímos com um calendário de vacinação para as comunidades”, anunciou Luana Rodrigues.

A vacinação acontecerá in loco, aplicando a 1ª dose em um quantitativo maior de pessoas.

Confira:

• Alagadiço: 08/04 às 14h
• Barrinha: 09/04 9h da manhã (com possibilidade de alteração)
• Rodeadouro: 12/04 Segunda 14h

De acordo com a Prefeitura, nesse primeiro momento, nas três Comunidades, serão imunizadas, um total 220 pessoas, informou o Compir.

• Barrinha da Conceição vacinará toda a população acima de 18 anos. (informou um total de 75 pessoas; havia vacinado 6 pessoas) Agora serão vacinadas 69 pessoas;

• Alagadiço, vacinará mais da metade (passou um total de 114 pessoas – haviam vacinado apenas duas pessoas) – vacinará 74 pessoas (restarão 38);
• Rodeadouro – 80 pessoas (aguardando a lista completa de pessoas acima de 18 anos).

Da Redação, com informações Compir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.