Idosa de 70 anos desmaia após aguardar em fila do posto de vacinação do Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA)

1

 

A idosa Maria da Silva, 70 anos, que procurou o posto de vacinação do Juá Garden Shopping, no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, acabou desmaiando após aguardar, em pé, em uma longa fila, sob o sol forte. O local de vacinação não oferece a mínima estrutura, o que vem gerando reclamações constantes de idosos e familiares.

“Chegamos ao local no início da manhã e por conta do sol forte e intenso calor, minha mãe acabou desmaiando. Ela foi atendida por um bombeiro que estava no shopping. Minha irmã, que também estava com ela, registrou o momento. Graças a Deus nossa mãe está bem e conseguiu tomar a segunda dose da vacina, mas estamos revoltados com a situação. O que está acontecendo é um absurdo. Idosos aguardando por horas em longas filas, sem nenhuma estrutura. Todos os bairros tem agentes de saúde e eles sabem quantos idosos tem em cada local. Por que não mandam a quantidade certa de doses para as UBS dos bairros?”, questionou Marilson Souza.

A filha da idosa, Sannaly Souza, reivindicou da gestora municipal uma estrutura adequada para o local de vacinação.

“Gostaria de denunciar o descaso com os idosos que estão enfrentando filas para receber a segunda dose da vacina covid-19. Minha mãe, 70 anos, tem Alzheimer, desmaiou na fila, após ficar esperando por uma ficha para receber a segunda dose da vacina. Prefeita, há outras maneiras para aplicar essas doses. Desse modo é totalmente inviável. Idosos aglomerados, debaixo do sol, sem ter onde sentar. Eles merecem respeito!

Veja o vídeo enviado pelos familiares da idosa

A situação da falta de estrutura nos postos de vacinação já havia sido relatada na manhã de hoje pelo PNB.

“Saímos da UBS do Alto da Aliança e procuramos o posto de vacinação da Univasf, mas a fila estava enorme. Os usuários aguardavam em pé, no sol, sem o mínimo de conforto. Totalmente desumano. Diante da situação, preferimos vir para o posto do Juá Garden Shopping, na esperança de encontramos uma situação melhor. Mas aqui também a fila está enorme e cada vez chegando mais pessoas. Muitos idosos estão aguardando na fila desde às 5h, também sem o mínimo de conforto. Muitos sentados no chão, no calor, e tentando de qualquer forma livrar pelo menos a cabeça e o rosto do sol. Tem um senhor aqui que tem problema na coluna e veio de bicicleta do bairro Dom José Rodrigues. Ele está se queixando de dor. Tadinho, só veio porque precisa. São cenas lamentáveis. O pior é que a vacinação está marcada para iniciar apenas às 10h e até agora não temos informações sobre quantas fichas serão distribuídas. Parece que nem querem que a gente se vacine, infelizmente”, reclamou uma usuária.

Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que disponibilizou profissionais para dar suporte nos postos de vacinação da Univasf e do Juá Garden Shopping e que também já solicitou toldos e cadeiras para os locais.

 

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. Como filha fico revoltada com uma situação dessas, moro em MOSSORÓ -RN, levamos meu sogro nonpostinho do bairro super organizado, e ver minha mãe viver um momento desses chega doe na alma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome