Falta de energia pode ter provocado perda de vacinas na UBS do Tabuleiro, relata Vereador Mitu do Sindicato, que denuncia precariedade no funcionamento da unidade; SESAU responde

0

(foto arquivo)

Uma queda de energia teria provocado a perda de vacinas de rotina que estavam na Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro, em Juazeiro, no Norte da Bahia. Entre os imunizantes que supostamente estragaram estavam doses da vacina contra a influenza.

A denúncia foi encaminhada ao PNB pelo vereador de oposição Mitu do Sindicato (PCdoB), que reside na comunidade.

“Semana passada cobramos o envio das vacinas para o bairro, que estava sem nenhum tipo de vacinação. Inclusive, a da Covid-19 nunca aconteceu na unidade. Essa semana a UBS recebeu vacinas contra a influenza e outras de rotina, exceto a tríplice viral, e a do Covid. Mas para a nossa surpresa essa noite faltou energia no posto e as vacinas estragaram, foram todas para o lixo”, denunciou o vereador.

Mitu do Sindicato reclamou ainda que faltam materiais para curativos e Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da UBS.

“A situação na unidade está tão precária que os usuários estão precisando levar materiais para os profissionais fazerem curativos, pois está faltando na unidade. Na semana passada os exames de preventivo foram suspensos no posto por falta de sacos de lixo. Além disso, falta também EPI’s para os funcionários, entre eles máscaras e tocas”, finalizou.

O PNB já encaminhou a denúncia para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta a assessoria do órgão confirmou que houve a queda de energia e informou que as vacinas foram recolhidas e “estão sob suspeita”.

Sobre a falta de materiais de curativo e EPI’s na UBS, a assessoria da SESAU afirmou que “a demanda já está sendo resolvida pela assistência farmacêutica.

 

Da Redação Por Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome