Reativado, em Juazeiro, o Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (CISP)

0

 

Nesta quarta-feira (28), no Auditório do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar, em Juazeiro-BA, aconteceu o ato de reativação do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (CISP) da Regional do município. O comitê foi instituído em 2015 e estava inativo.

Na oportunidade, foram apresentadas as atribuições e estrutura do CISP, que tem como objetivo multiplicar ações e iniciativas interinstitucionais em segurança pública e defesa social, a partir de organização da rede articulada e integrada de segurança pública no município.

O Coordenador do CISP da Regional de Juazeiro, Promotor de Justiça Raimundo Moinhos, considerou o momento oportuno para dar continuidade às atividades do CISP.

“Considero esse momento muito propício a reativação do Comitê, devido a confluência dos seus integrantes, a aprovação do Sistema Único de Segurança Pública e a obrigação dos Municípios em instituírem o Plano Municipal de Segurança, de modo que a reativação do projeto permitirá o desenvolvimento de ações de redução e prevenção da criminalidade”, afirmou o promotor.

A Promotora Joseane Nunes ressaltou as boas experiências com a implementação do CISP em Senhor do Bonfim e Jacobina, destacando o quanto a integração dos órgãos de segurança pública é importante para o efetivo incremento de política pública e institucional, com caráter interdisciplinar na educação, saúde, urbanismo, assistência social, para redução dos índices de criminalidade.

” A integração é um dos princípios da Lei do SUSP e vislumbra a reativação e estruturação dos conselhos comunitários como uma das pautas prioritárias a serem alcançadas, os quais poderão vir a ser destinatários das verbas oriundas dos acordos de não persecução penal, com vistas ao financiamento de projetos para o fortalecimento dos órgãos de segurança pública”, ressaltou a Promotora de Justiça Thays Rabelo.

Como Câmeras temáticas do CISP, foram eleitas, por unanimidade, os projetos sociais, como: CVLI e suas causas; Enfrentamento da Violência Doméstica; Plano Municipal de Segurança Pública; Videomonitoramento; Estruturação dos CONSEG´s e ANPP; Saúde mental dos agentes de segurança Pública.

A reunião seguiu os protocolos de prevenção à COVID-19, com o distanciamento mínimo, aferição de temperatura, utilização de máscaras e uso de álcool de 70%.

Participaram do ato de reativação, os Promotores de Justiça Raimundo Moinhos, Coordenador do CISP; Joseane Mendes Nunes, Mayumi Menezes Kawabe, Sammuel de Oliveira Luna, Andréa Mendonça da Costa e Thays Rabelo da Costa; bem como a Exma. Sra. Dra. Lígia Nunes de Sá, Delegada de Polícia Civil e Coordenadora da 17ª Coorpin, Dr. Humberto Pereira Filho, Coordenador do DPT, o Coronel Valter Santos de Araújo, Comandante do CPRN/Norte, Major Luiz Henrique Vieira de Souza, Comandante da CIPT/Norte, Major Irlam Gouveia de Mattos, Comandante da 74ª CIPM, Major Ivana Almeida Ribeiro, Comandante da 76ª CIPM, Major Raquel Reis Soares de Souza, Comandante da 73ª CIPM, Capitão Leonel C. Ribeiro Neto, Comandante da 41ª CIPM, Major José Non O. de Souza, representando o Comando do 3º BEIC, Capitão Leandro Ferreira Cavalcante, Comandante da 96ª CIPM, Major Roberto Sampaio, Comandante da 75ª CIPM, Major Ederson da Silva Cirne, Comandante da 25ª CIPMM, Major Ednaldo Siqueira Vieira, Comandante da CIPE/Caatinga, Tenente-Coronel Pedro Luiz Brandão Junior, Subcomandante do CPRN/Norte e os Presidentes de CONSEG’s Germano Oliveira Silva, Marcos Antonio Leite da Silva, José Bernardo de França e o Pastor Robson Vieira Pereira.

Da Redação

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome