(foto divulgação)
Errata. Os dados da vacinação contra a Covid-19 no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, divulgados pela Secretaria de Saúde da cidade no último domingo (16), chamaram a atenção do Portal Preto no Branco.
De acordo com o vacinômetro, até aquele momento, o município tinha recebido 38.118 doses de vacina para a primeira dose, sendo que 21.510 já haviam sido aplicadas. A cidade teria recebido ainda 32.390 doses para a segunda dose, e aplicado 16.419.
Por esses dados, Juazeiro teria em estoque 16.608 doses para a primeira aplicação e 15.971 para a segunda dose. A possível retenção de vacinas em um momento onde a demanda por vacinação é grande na cidade, gerou estranheza.
Ontem (17) entramos em contato com a assessoria de comunicação da SESAU. Inicialmente, o órgão informou que “todas as vacinas recebidas pelo município foram liberadas para os pontos de vacinação, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Não há retenção de vacina. Estes dados do vacinômetro são atualizados constantemente. Os números desta segunda-feira ainda não foram divulgados”.
Porém, na manhã desta terça-feira (18), a assessoria da SESAU reconheceu o erro nos dados divulgados.
“A Secretaria de Saúde esclarece que houve um equívoco na construção do card do vacinômetro divulgado através da Assessoria de Imprensa no último domingo (16). O equívoco ocorreu em relação às informações no número de vacinas recebidas e aplicadas em primeira e segunda doses.
Os dados corretos são:
Primeira dose: Doses recebidas: 39.118 e doses aplicadas: 32.390;
Segunda dose: Doses recebidas: 21.510 e doses aplicadas:16.419.”, esclareceu.
Portanto, de acordo com esses novos dados, Juazeiro tem ainda 6.728 doses de vacina para a primeira aplicação e 5.091 doses para a segunda aplicação.
Da Redação