Sextou na Flaviano Guimarães, em Juazeiro: mais parecia um dia de carnaval e nada de força na tarefa de fazer cumprir o decreto estadual

0

[new_royalslider id=”263″]

(fotos PNB)

Na noite desta sexta feira (28), em um giro pelas ruas de Juazeiro, o PNB flagrou, mais uma vez, o descumprimento do decreto estadual, vigente no município, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.

Na Avenida Flaviano Guimarães, mesas dispostas no canteiro central, comercialização de bebidas, aglomeração, principalmente de jovens, e a maioria das pessoas sem usar máscara.

Mais parecia um dia de carnaval. Nem de longe a cena registrada, lembrava que o Brasil vive um momento de crítico da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 450 mil pessoas; 265 vidas foram perdidas em Juazeiro, até ontem.

Enquanto uns “sextam”, espalhando o vírus, os hospitais vão ficando lotados. Segundo dados da Sesau, a ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 96%. Somente em Juazeiro, 93% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com apenas 2 leitos disponíveis.

Ontem, enquanto uns brincavam com a vida, atentando contra a saúde pública, mais dois óbitos por complicações da Covid-19 foram registrados.

A  “força-tarefa” composta pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), agentes da Guarda Municipal e policiais das 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), conforme informou a prefeitura, criada para combater as aglomerações, em Juazeiro, precisa ser mais enérgica. Está faltando força à “força-tarefa”.

Quem sabe punir os infratores, mais duramente, não fosse necessário e exemplar, até mesmo para resgatar o nome das forças de segurança, desmoralizadas abertamente, quando se descumpre as medidas decretadas oficialmente.

A Polícia Militar precisa honrar o decreto assinado por seu chefe maior, o Governador Rui Costa.

Hoje é sábado e o movimento começa cedo nos bares da Avenida Flaviano Guimarães. As mesas serão postas, as bebidas servidas, aglomeração, abolição das máscaras e o vírus solto, assim bem normalmente.

O que farão as forças de segurança? notificar os estabelecimentos? orientar os proprietários? Notificação não freia a propagação do vírus. Passou a fase de campanha educativa e orientações, ou não?

Uma ação mais enérgica em um dia de sábado, sim, evita novas contaminações, internações e mortes. É o que se espera da força-tarefa, sobremaneira da Polícia Miliar, guardiã do Decreto Estadual.

Da Redação por Sibelle Fonseca      

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome