“Que lentidão é essa? Outros município da região já iniciaram a vacinação”: gestantes cobram da Prefeitura de Juazeiro agilidade na imunização com a Pfizer; Sesau diz que está treinando as equipes

0

(foto arquivo)

A vacinação das grávidas contra a Covid-19 está suspensa no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, desde o dia 11 de maio. A imunização desse público foi interrompida após uma orientação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que os municípios suspendessem a aplicação com a vacina fabricada pela Oxford neste grupo.

Até aquele momento, Juazeiro já havia vacinado em primeira dose 237 gestantes. Na última segunda-feira (07), o município recebeu 768 doses da vacina contra Covid-19, produzida pela Pfizer/BioNTechvacina.

De acordo com a Coordenação Regional de Saúde-Norte, o imunizante deve ser usadas para a primeira aplicação de 20% das gestantes e puérperas da cidade.

Porém, até o momento, a Secretaria de Saúde da cidade não divulgou uma data para a retomada da vacinação desse público, o que vem gerando ansiedade nas gestantes. Elas cobram agilidade da gestão municipal.

“Se já tem a vacina apropriada, não estamos entendendo o motivo pelo qual já não iniciaram a vacinação e sequer dão uma previsão. Que lentidão é essa, prefeitura? O processo de vacinação pede pressa e em Juazeiro tudo é muito lento. Sabemos que outros município da região, que também receberam a vacina desta mesma remessa já iniciaram a vacinação, como em Sobradinho por exemplo. Estão esperando mesmo o quê?”, questionou a gestante Miraídes Pereira.

O PNB entrou em contato com a Secretaria de Saúde e questionou sobre a continuidade da vacinação das grávidas em Juazeiro. De acordo com a assessoria de comunicação da SESAU, “A vacina da Pfizer é mais específica e ainda falta uma turma finalizar o treinamento. Mas, a retomada da vacinação para as gestantes será em breve”.

A Sesau, no entanto, não deu um prazo para iniciar a vacinação.

Em Sobradinho, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou nesta segunda-feira (07), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através do Núcleo Regional Norte de Saúde, um treinamento sobre os métodos de manipulação da vacina Pfizer, para capacitar os profissionais de saúde de Sobradinho a trabalhar com o imunizante.

Já na terça-feira (8) o município iniciou a vacinação nas gestantes e puérperas.

Durante o treinamento foram abordados assuntos como: índices de eficácia do imunizante, grupos prioritários, vias de administração, esquemas de vacinação (número e intervalo de doses), contraindicações, condições de armazenamento, apresentação, validade, dentre outros.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome