Em reportagem publicada ontem(16), pelo Portal Preto no Branco, um leitor que preferiu não ser identificado, demonstrou sua preocupação com a falta de transparência nas informações do Instituto de Previdência de Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com ele, o problema teve início na gestão da atual Prefeita Suzana Ramos (PSDB).
“Clareza é algo que não existe no IPJ desde que a prefeita Suzana Ramos assumiu a administração municipal. Basta uma consulta ao site do Ministério da Economia para descobrir que, desde que tomou posse, a atual equipe responsável pela administração do IPJ nunca enviou as informações sobre os repasses devidos ao Instituto de Previdência. Estes dados deveriam ser remetidos através do “Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses – DIPR”. Este documento é bimestral e deve ser enviado através do sistema CADPREVWEB sempre no último dia do mês subsequente ao fim do bimestre. Por exemplo, as informações do primeiro e segundo meses do ano devem ser enviadas no último dia de março, as informações do segundo bimestre devem ser enviadas até o último dia do mês de maio e, por conseguinte, as informações do último bimestre devem ser enviadas no último dia do mês de janeiro do ano subsequente”, explicou o leitor.
Reveja reportagem:
Na tarde desta quinta-feira (17), o órgão se manifestou sobre a denúncia, responsabilizando a gestão anterior. Segundo o IPJ, as informações “referentes aos dois primeiros bimestres de 2021 não foram publicados no sistema do CADPREV WEB, em decorrência de inconsistências nos dados lançados relativos aos meses de novembro e dezembro de 2020”.
Veja nota na íntegra:
O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) esclarece que os Demonstrativos de Informações Previdenciárias e Repasses (DIPR) referentes aos dois primeiros bimestres de 2021 não foram publicados no sistema do CADPREV WEB, em decorrência de inconsistências nos dados lançados relativos aos meses de novembro e dezembro de 2020.
A gestão anterior da Secretaria de Saúde do município não repassou os valores da contribuição patronal em sua totalidade e também não deixou dinheiro em caixa para pagamento, acarretando um débito de R$ 1.721.966,60, junto ao IPJ. As informações lançadas no sistema da Secretaria da Previdência estão incongruentes, o que inviabiliza a atualização dos demonstrativos deste ano.
Tão logo o pagamento da dívida for realizado, as informações serão atualizadas no CADPREV WEB.
Quanto ao plano de amortização da alíquota previdenciária, o IPJ já realizou um estudo atuarial que está sendo cuidadosamente analisado. O instituto está dentro do prazo legal para apresentação e aprovação de mudanças pela Câmara Municipal de Juazeiro, que vai até 31 de dezembro de 2021.
Vale ressaltar que a administração anterior não cumpriu os prazos para publicação dos DIPR.
Fazendo uma consulta ao sistema, é possível verificar que as informações previdenciárias de todo o exercício de 2020 foram prestadas unicamente no dia 23 de dezembro de 2020 – fato que não foi detectado e questionado pelos conselheiros (Ascom IPJ)
Estamos enviando pedido de esclarecimento ao ex-gestor do IPJ.
Da Redação