
Até o momento, o vereador do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, Raimundo Nonato Trindade dos Santos, Mundeco (PRTB), não se manifestou sobre os áudios que vazaram e revelaram um suposto esquema, onde o político diz que ganharia um dinheiro extra do governo municipal através de licitações.
O Governo Municipal, através do Chefe de Gabinete, Ciro Viana e o Presidente da Câmara de Vereadores, Berg da Carnaíba, que foram citados pelo vereador nas gravações, também silenciaram sobre o assunto.
Porém, o caso repercutiu nas páginas oficiais do Portal Preto no Branco. As revelações geraram revolta e pedidos de explicações.
Veja alguns comentários:
“Esses áudios são vergonhosos, uma vergonha”, declarou a leitora e professora Andrea Santos.
“A farra está grande! Essa é a mudança que Juazeiro queria”, criticou a leitora Ana Dias.
“Que vergonha! Infelizmente não dá em nada”, lamentou o leitor João Félix.
“Isso daí é apenas mais um reflexo do cenário político nacional. Será, que a população juazeirense e os órgãos competentes irão se calar? Agora é hora de mostrar que de fato existe justiça em nossa cidade, investigar e punir todos os envolvidos! Tenho plena certeza que mais coisa irá aparecer!”, declarou o leitor Luiz Ferreira.
“É aquela coisa, vota por favores e os favores continuam para eles continuarem a “mamar”. Infelizmente são pessoas eleitas por pequenas minorias. O coletivo não se articula e sobra para todo mundo”, lamentou o leitor Luiz Eduardo.
“É por essas e outras que parlamentares são achincalhados, desacreditados, chamados de desonestos, é por parlamentares desse naipe é que a sociedade não acredita mais em política e generaliza o tratamento. A PF precisa investigar isso junto com o MP pra esclarecer de fato o ocorrido”, pediu o leitor Carlos Lima.
“Deu silêncio por resposta. Não vai dar em nada. Daqui a pouco a poeira baixa e é vida que segue, com um pouco mais de dinheiro”, opinou a leitora Lais Lino.
“Mundeco, responde aí, querido. Estamos na espera”, cobrou o leitor Santiago.
O Ministério Público da Bahia informou ao PNB que “ao tomar conhecimento pela imprensa das supostas ilegalidades, vai instaurar notícia de fato para apurar a denúncia”.
O PNB entrou em contato com o vereador Mundeco, mas ele não quis se pronunciar sobre o assunto. O espaço continua à disposição do vereador para seus esclarecimentos.
Também entramos em contato com as assessorias do Chefe de Gabinete, Ciro Viana, e do Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Berg da Carnaíba, citados nos áudios, mas até o fechamento desta matéria, não recebemos respostas.
Entenda o caso:
Nas gravações de áudio que foram vazadas e circulam nas redes sociais, Mundeco, como é mais conhecido, fala ao seu interlocutor, de um possível “esquema” para ganhar um dinheiro extra do governo municipal através de licitações. O vereador cita ainda os nomes do Chefe de Gabinete da Prefeita Suzana Ramos (PSDB), Ciro Viana, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Berg da Carnaíba, como conhecedores do possível esquema.
Confira:
Áudio 1:
“O bicho também está pegando aqui. Enquanto os caras não abrirem essa licitação aí, tá ligado? Eu também tenho que botar um meu lá também. Ou uma por** de um carro-pipa. Qualquer por** aí eu tenho que botar também, pra vê se o cara tira alguma coisa por fora. Aí enquanto esse povo da gente não se organiza assim em relação financeira, eu vou continuar apertado. Eu vou vê se pelo menos daqui para o outro mês a gente folga. Vou vê direitinho lá com o… Ele já sinalizou que a gente vai colocar alguma coisa aí, tá ligado? Um negócio por fora. Aí, fica só pra gente esse negócio, esse esquema. Quando for, acho que antes do dia 10, aí a gente senta, senta a galera todinha e delega função para cada um”.
Áudio 2:
“Eu tô aguardando o negócio da por** da licitação. Eu tô ligado, tava conversando com (inaudível) domingo passado e eu até tratei do seu assunto. Tem sessão hoje e a partir de amanhã é só correr atrás dessas coisas. Vê onde vai ser mais rápido, qual o processo que vai sair mais rápido. Se é no SAAE, no Social, se é na Saúde, para gente resolver sua vida. Aí amanhã eu tô indo na prefeitura falar com Ciro, chefe de gabinete, pra vê a posição que ele vai falar para a gente. Na realidade, está demorando um pouco esse negócio dessa licitação. Nem a licitação da Câmara, os caras fizeram, nem da câmara que não tem na haver com a prefeitura, os caras não fizeram ainda. Amanhã quando eu vim de lá eu te dou uma posição mais completa”.
Áudio 3:
“Eu falei com Berg aqui, e estamos indo para a reunião aí para mexer com esse negócio de licitação. Quem tava aqui era Japa e coisinha, seu irmão. O negócio deu uma atrasada”.
Da Redação


