“É muita incompetência”, passados dois meses da aprovação da lei, Secretaria de Educação não libera os kits merenda para os alunos da rede e famílias reclamam

0

 

 

 

Mesmo com dinheiro em caixa, a Secretaria de Educação de Juazeiro, Norte da Bahia, ainda não conseguiu liberar os kits merenda para os alunos da rede municipal de ensino, para revolta dos pais e responsáveis pelos estudantes.

Em pesquisa realizada no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, o Preto no Branco verificou que a Seduc recebeu, ainda nos nestes três primeiros meses de 2021, o valor de R$ 1.079.638,20 para o suporte alimentar dos estudantes.

Questionando a demora na liberação, as famílias dos alunos cobram da gestão municipal que agilize este direito institucional.

“O ano está próximo do fim e nem previsão de quando vamos receber a merenda do alunos e isso é um absurdo. É um direito nosso que a gestão está nos negando. Cadê a gestão humanizada? Será que não pensam que estamos em uma crise, onde o preços dos alimentos e do gás de cozinha estão lá no alto e precisamos desse suporte?
Muitas famílias estão desempregadas, passando dificuldades financeiras, e este governo só sabe dar desculpas, promessas e não resolve nada. É muita incompetência”, declarou uma mãe que procurou o PNB.

As aulas estão acontecendo desde o ano passado de forma remota, fazendo com que as crianças e adolescentes permaneçam mais tempo em suas residências, aumentando ainda mais as despesas das famílias, como afirmou outra responsável por alunos da rede municipal.

“Nossas despesas só aumentaram. Quando os alunos iam para a escola ainda tínhamos o suporte das refeições que eles faziam na escola, mas agora, nem isso. É muito triste o descaso da gestão com a população. Dizem que vão liberar o benefício, mas não explicam o motivo de tanta demora e nem informam quando vão liberar. Falta apenas quatros meses para o fim do ano. Será que estão esperando as aulas presenciais retornarem para não ter que ofertar o benefício? Por que tanta demora? Se o dinheiro já está em caixa, o que falta? Cadê compromisso com os alunos e com a educação? E os vereadores de Juazeiro, porque não fiscalizam e cobram da prefeitura que cumpra com seu dever?”, questionou.

No início do mês de junho, após diversas reclamações, a Secretaria de Educação e Juventude informou ao PNB que neste ano, os alunos vão receber um cartão alimentação, que poderá ser usado nos supermercados da cidade. O projeto foi aprovado no dia 23 de junho pela Câmara Municipal de Vereadores. Segundo a Seduc, após a aprovação do legislativo, o processo de distribuição seguiria “os demais trâmites burocráticos para viabilização”.

Porém, passados quase dois mês da aprovação, o órgão não divulgou nenhum cronograma com datas para a distribuição e também nenhum prazo.

No último dia 09 de agosto, voltamos a cobrar uma posição da Seduc, que repetiu a justificativa anterior “os trâmites estão em processo de finalização”, novamente, sem definir cronograma e prazo. Questionamos o motivo da demora e fomos informados que “para viabilizar o vale há uma série de procedimentos burocráticos. Tudo está seguindo os trâmites necessários para a disponibilização”.

Hoje voltamos a procurar o órgão e estamos aguardando uma resposta.

Petição Pública

No dia 26 de junho, os pais e responsáveis por alunos, divulgaram uma petição online para recolher assinaturas reivindicando que os vereadores cobrem do poder executivo a distribuição dos kits merenda. A petição pedia também que o auxílio fosse pago de forma retroativa, de fevereiro até junho.

Veja a petição:

https://www.peticao.online/kit_merenda_ja?u=7393180&utm_source=whatsapp

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome