Velório do Policial da 75ª CIPM, morto por engano, acontece em Petrolina; Governo da Bahia e SSP cobram uma investigação transparente e célere

0

O velório do SD Joanilson da Silva Amorim, da 75 CIPM/BA, morto nesta segunda-feira (13), durante ação da Polícia Civil de Petrolina, que o confundiu com suspeitos de crimes, ocorrerá no Centro de Velório do SAF de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, das 12h30 as 16h de hoje (14). O sepultamento será realizado no Cemitério Campo da Esperança no Bairro João de Deus.

Joanilson atuava em Jacobina, mas havia se mudado há sete meses para trabalhar na 75, em Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com as informações, o PM estava de folga, mas foi acionado por moradores bairro Jardim São Paulo, em Petrolina, onde residia, para capturar suspeitos que teriam invadido imóveis da região.

Ao se aproximar dos policiais civis, que estavam em operação no local pela mesma razão, foi confundido com um dos suspeitos e levou disparos na cabeça, braço e perna. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Universitário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de duas horas depois.

Manifestações

Durante a coletiva de imprensa em Marechal Rondon, Salvador, o Governador Rui Costa pediu que haja transparência na investigação da morte do policial.

“Eu não gosto de falar de operação conjunta porque significa que cada estado tem que abrir mão da sua autonomia que é legal e condicional. Eu acho que tem que ser é pedir aos Ministérios Públicos e as corregedorias que apurem pela transparência das informações”, declarou Rui Costa.

O Governador afirmou ainda que, caso algo acontecesse aqui na Bahia com algum agente de outro estado, seria como se os órgãos baianos não fossem confiáveis. “Do mesmo jeito que seja que ocorresse alguma coisa que alguém pedisse apuração conjunta, seria como se a gente tivesse desconfiando dos órgãos de apuração do nosso estado. Então, eu prefiro exigir que a apuração seja feita de forma transparente, com acompanhamento do Ministério Público e das corregedorias e que a responsabilidade seja apurada”, finalizou.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também se manifestou sobre o caso e cobrou uma investigação célere acerca do fato envolvendo o servidor público do estado.

Em nota, o órgão lamentou a fatalidade e diz que espera que “a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco esclareça todas as circunstâncias da morte”.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome