Praticantes de atividade física voltam a reclamar de sujeira no parque fluvial de Juazeiro no início da manhã

0

Quem pratica caminhada no início da manhã no Parque Fluvial de Juazeiro, Norte da Bahia, espaço criado para o lazer e a prática de atividades físicas, tem reclamado, constantemente, da falta de limpeza no local.

“O que deveria ser um momento de satisfação e contemplação na orla, privilegiada pela natureza, se transforma em aborrecimento. A gente se depara logo cedo com o acúmulo de lixo no local. As pessoas vão para a orla a noite, sujam o espaço e não há uma programação de coleta no início da manhã. Quem usa o espaço para se exercitar esbarra com lixo por toda extensão da orla, seja na parte de cima ou de baixo”, reclamou um praticante de corrida, que preferiu não ser identificado.

De acordo com ele, na última quinta-feira (16), o lixo só foi recolhido do local após às 9h.

[new_royalslider id=”295″]
(fotos arquivo pessoal)

“Como é desagradável encontrar tanto lixo espalhado! A prefeitura diz que realiza a limpeza no início do dia, mas hoje cheguei cedo ao parque e o lixo estava lá, todo acumulado. A equipe da coleta só chegou após às 9h. A gente  tem que conviver com o mal cheiro e muita sujeira ao longo de todo o percurso”, desabafou.

No último domingo (12), o PNB já havia publicado uma matéria sobre a situação. Na ocasião, a moradora Geralda de Assis relatou que a situação fica ainda pior durante feriados e finais de semana.

“A prefeitura deveria ter uma programação matinal, diária e intensificar a limpeza. Se tem muito movimento a noite, logo cedo esse lixo deveria ser recolhido. Já vi passar mais de um dia sem recolher. Não tem escala de plantão? O poder deve manter a limpeza, e as pessoas que andam lá fazerem sua parte e preservarem, recolherem seus lixos. O local merece também mais coletores e quem sabe uma campanha não chamaria atenção do público que frequenta a nossa orla?”, finalizou Geralda.

Após a reclamação, a Prefeitura de Juazeiro afirmou que o serviço de limpeza é feito diariamente.

“Os serviços de manutenção e limpeza, tanto na Orla, como no Parque Fluvial, vêm sendo realizados cotidianamente nestes dois pontos turísticos da cidade. É importante salientar que existe uma equipe fixa destinada exclusivamente para promover ações de limpeza, capina, varrição, pintura, remoção de entulhos, jardinagem e roçagem nas gramas dos canteiros e nos matos às margens do rio”, disse o setor de limpeza municipal.

A resposta da gestão municipal contrariou a professora Geralda Assis, que rebateu a informação da prefeitura, e, enviou novas imagens da situação que encontrou na manhã de quarta-feira (15) na orla fluvial.

“Ao invés da prefeitura tentar desmentir a população nas suas reclamações e querer tapear a realidade, era melhor reconhecer o erro e consertá-lo. A gestão deve governar ouvindo as pessoas e não colocar a comunidade como inimiga. Eu não sou mentirosa e não tenho interesse em prejudicar a prefeitura. Muito pelo contrário, eu votei na prefeita Suzana, apesar da decepção que sinto hoje. Mas minha intenção era ajudar, fazer minha parte. Como fui desmentida pela prefeitura que disse fazer a limpeza diariamente, estou enviando fotos da situação que encontrei hoje, quarta, dia 15, durante minha caminhada. Muito mal cheiro, lixo no percurso, uma podridão. Não houve coleta. Tomara que não voltem a dizer que é mentira”, desabafou a moradora

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome