Após reclamação de usuária sobre suspensão de cirurgias por falta de repasses da Prefeitura de Juazeiro, SESAU e Hospital São Lucas afirmam que procedimentos já estão sendo realizados

0

O Portal Preto no Branco contou nessa segunda-feira (25) a história de Maria da Conceição Pereira, moradora do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, que há mais de 10 anos convive com um nódulo na tireoide. Após passar por tratamento para a doença e anos de espera, ela foi encaminhada para uma cirurgia, que deveria ter sido realizada na última sexta-feira (22) no Hospital São Lucas.

Porém, por falta de repasses da prefeitura, a cirurgia não foi realizada, segundo informaram a Maria da Conceição.

“Me preparei, fiz todos os procedimentos de pré-operatório, mas quando cheguei às 07h ao Hospital São Lucas, fui avisada que havia acontecido um problema e o anestesista vinha me explicar. Este anestesista é o dono do hospital, Dr. Dalmir Pedra. Ele me avisou que não estavam sendo feitos os repasses da prefeitura para o hospital desde o mês de março. Ele falou ainda que já tinha se reunido com o Secretário de Saúde de Juazeiro, o Dr. Fernando, e que o mesmo não deu previsão para fazer estes repasses. Com isso, o hospital suspendeu as cirurgias de cabeça e pescoço”, relatou a usuária.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde do município, desde o último sábado (23). Nesta terça-feira (26), a assessoria de comunicação da Sesau informou que “os procedimentos estão acontecendo no São Lucas normalmente. As notas estão pagas”.

Nossa equipe também entrou em contato com a direção do Hospital São Lucas. Também em resposta enviada hoje, um prepostos da unidade, Wagner, informou que o diretor Dalmir Pedra esteve ontem (25) na prefeitura e conversou com a Prefeita Suzana Ramos e com o Secretário de Saúde.

De acordo com ele o que aconteceu “foi uma questão técnica, mas que já foi resolvida”. As cirurgias já foram retomadas e os pacientes que tiveram seus procedimentos cancelados, já podem procurar o hospital para remarcação, segundo informou Wagner.

O representante do São Lucas também enviou cópia de um ofício enviado pela instituição à gestão municipal. O documento, dirigido ao Secretário de Saúde, Fernando Costa, pede que “desconsidere ofício de número 71/2021, bem como reitere o compromisso da INGESP/Hospital São Lucas com a população de Juazeiro por meio do contrato com a Prefeitura Municipal de Juazeiro/BA, e tendo em vista que nos adaptamos as exigências técnicas, e conforme combinado ampliaremos as cirurgias”, registrou a direção do Hospital São Lucas.

Oficio Nº 072-2021 Para Sesau e Prefeita Suzana – redução de cirurgias (1)

Avisada do retorno das cirurgias pelo PNB, na tarde desta terça-feira (26), Dona Maria da Conceição voltou ao São Lucas para, finalmente, marcar sua cirurgia.

“Me disseram para eu voltar à Secretaria de Saúde para remarcar, pois irão voltar a fazer as cirurgias na próxima sexta-feira (29).

Da Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome