Moradora reclama de falta médicos, medicamentos e insumos no posto de saúde do CAIC; Sesau responde

0

A falta de médicos, medicamentos e demais insumos nas unidades de saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem sido uma reclamação constante dos usuários nesta atual gestão. Desta vez, a reclamação veio da moradora Edna Ribeiro.

De acordo com ela, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Malhada da Areia está sem atendimento médico e de odontologia há dois meses. Além, disso, também há, segundo ela, desabastecimento de material para curativos.

“Sou Edna Ribeiro, moro no bairro Antônio Conselheiro e o nosso posto de saúde é o do CAIC, na Malhada da Areia. O posto está sem médico. Tem dentista, mas os procedimentos não são feitos por falta de material. Falta material até para fazer um curativo. Os pacientes acamados, que precisam de receitas de remédios controlados, estão todos sem assistência. Estamos há uns 2 meses nessa situação e o enfermeiro gerente e responsável pela unidade diz não poder fazer nada”, reclamou.

Ainda de acordo com Edna, as receitas dos pacientes estão ficando retidas.

“Há três semanas eu fui orientada a deixar as receitas de minha mãe e de meu irmão no posto, pois o funcionário pegaria as receitas e levaria para a secretaria e que elas seriam devolvidas na semana seguinte, só que até o momento eles não trouxeram de volta. Segundo o gerente do posto e os agentes comunitário, a secretaria não escuta as solicitações deles e a comunidade é quem deve recorrer.  Precisamos de um médico na unidade. Até o momento não tive nenhuma resposta, nem também em relação as receitas”, acrescentou.

Edna contou ainda que um abaixo-assinado está sendo feito pelos moradores para cobrar providências à Secretaria de Saúde de Juazeiro.

” Preciso das receitas com urgência. Já digitei o abaixo assinado e já recolhi algumas assinaturas. Amanhã estaremos passando em toda a área atendida pela UBS para recolher mais assinaturas e encaminhar para a Sesau. Precisamos de respostas”, finalizou.

O PNB encaminhou as reclamações para a Sesau. Em resposta o órgão informou que, em relação à demanda de dentista, a unidade tem o profissional e está realizando manutenção do equipamento que estava defasado na sala para intensificar os atendimentos. Em relação ao médico, o órgão disse que está aguardando o chamamento da seletiva para a vaga da unidade. Sobre as receitas, a informação é que estão sendo encaminhadas para outra unidade de saúde normalmente para renovação. O encaminhamento e retorno das receitas são feitos semanalmente, garantiu a Sesau, que ainda afirmou “as receitas das duas pessoas citadas na matéria já estão para renovação. Elas não estão reprimidas. A assistência aos pacientes acamados é feita normalmente conforme necessidade. Em relação a medicamento e materiais, as unidades estão sendo reabastecidas”, informou a Sesau.

Da Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome