Serão lançados nesta quarta-feira (24) livro, documentário e portal da capoeira

Serão lançados nesta quarta-feira (24) livro, documentário e portal da capoeira

Livro, documentário e portal da capoeira serão lançados nesta quarta-feira (24), a partir das 18h, no Teatro Gregório de Mattos, no centro de Salvador. Os produtos são resultado do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, que circulou por 11 cidades, articulando 15 territórios e entrevistando mais de 70 mestres e mestras de capoeira, de diferentes grupos, estilos e linhagens.

O portal, produzido pela socióloga Tâmara Azevedo, traz informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; além de  uma loja virtual com a produção de mestres artesãos. O sítio eletrônico estará disponível no endereço www.capoeiradabahia.com.br

O livro “Capoeira da Bahia: histórias, territórios e trajetórias”, organizado pelo pesquisador Paulo Magalhães, reúne uma grande síntese da história da capoeiragem baiana, em seus diversos momentos de transformação, mostrando o desenvolvimento de diferentes estilos e linhagens, além das histórias de vida de mestres e mestras de capoeira representativos de dez territórios de identidade.

O documentário “A capoeira na Bahia: um retrato atual”, dirigido pelo mestre Duda Carvalho, aborda diversos temas transversais, como os diferentes mitos de origem da capoeira, seus processos de resistência e luta, de formação/educação, além das dificuldades enfrentadas pelas mulheres num espaço ainda patriarcal.

Durante o lançamento, os produtos serão apresentados e haverá distribuição direcionada dos livros para mestres e líderes de grupo. O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, coordenado por Franciane Simplício e pelo Mestre Macaco, foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e executado pela ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. Aconteceu  através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

O que: Lançamento de livro, documentário e portal digital sobre a capoeira da Bahia

Quando: 24/11, quarta-feira, às 18h

Onde: Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador – BA

 

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.