Juazeiro: usuários reclamam da dificuldade para fazerem teste da covid-19; Sesau abre ponto de testagem no Centro de Cultura

Juazeiro: usuários reclamam da dificuldade para fazerem teste da covid-19; Sesau abre ponto de testagem no Centro de Cultura

Em oito dias, entre os dias 28 de novembro e 05 de dezembro deste ano, 392 testes rápidos para a detecção do novo coronavírus foram realizados pela Prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia. Neste mesmo período, 164 pessoas testaram positivo para a Covid-19, no município, de acordo com os Boletins divulgados pela Secretaria de Saúde.

Apesar dos dados, muitos moradores estão reclamando de dificuldades para terem acesso a testagem.

“Absurdo. Até para realizar testes não se consegue. A pessoa vai em 4 UBS porque não tem material e por fim, ao procurar o ônibus da testagem, recebemos a informação de que não há vaga. Como controlar uma pandemia se nem teste tem?”, questionou uma moradora.

“Por duas vezes fui tentar fazer o teste porque estava com sintomas e a resposta foi a mesma: que estavam esperando material para realizar os testes. E pelo que vejo e fico sabendo de outras pessoas, esses materiais nunca chegam, porque tem sempre tanta gente reclamando que não consegue fazer o teste. Não é possível”, reclamou outra moradora.

“Enquanto em Petrolina tem vários pontos para realização de teste rápido, em Juazeiro não tem onde faça”, criticou outro morador.

De acordo com a Sesau, a partir desta segunda-feira (06), o ponto de testagem para detecção da Covid-19 da Prefeitura de Juazeiro, passa a funcionar no Centro de Cultura João Gilberto, que fica na Rua José Petitinga, no bairro Santo Antônio. O horário é das 8h às 12h e das 14h às 16h.

O atendimento é feito através de agendamento pelo call center, através do número (74) 99812-0493. No ponto de testagem são realizados três tipos de exames para a detecção do vírus: antígeno e o anticorpo, que são o swab rápido e o capilar rápido, com resultado em até 15 minutos; e o RT-PCR, onde o material coletado é encaminhado ao Lacen, em Salvador, com resultado em até 5 dias.

Redação PNB

1 comentário


  1. O telefone não funciona,só dá caixa de mensagem,como entrar em contato para marcar?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.