Arquivos anuais: 2021

Justiça do Rio mantém decisão de submeter Flordelis a júri popular

0

Em nova análise, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) confirmou, na noite dessa terça-feira (9), a decisão tomada em setembro para que a ex-deputada federal Flordelis e outros nove réus sejam submetidos a júri popular.

A data do julgamento será marcada pelo Tribunal do Júri de Niterói. Eles são acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, que foi executado a tiros em junho de 2019, em Niterói.

Todos os magistrados do colegiado acompanharam o voto do relator, o desembargador Celso Ferreira Filho. Ele acolheu parcialmente os recursos da defesa de Flordelis, de sua filha adotiva Marzy Teixeira da Silva e de sua neta Rayane dos Santos Oliveira.

Ferreira Filho acolheu a alegação de ter ocorrido omissão no acórdão anterior, pela ausência de manifestação para constituição de novo advogado ou a nomeação de defensor dativo para a apresentação de alegações finais. Outra alegação acolhida foi a ter havido excesso de linguagem na decisão.

O acórdão dizia que “a extração das mensagens trocadas entre a Recorrente [Flordelis] e os corréus Flávio, Marzy, Simone, André e Rayane comprovam o vínculo criminoso existente entre eles”. A palavra “comprovam” foi substituída por “demonstram”.

Segundo o TJRJ, o último recurso acolhido foi da defesa de Rayane, que alegou erro material na redação do acórdão, ao mencionar que ela havia requerido nulidade da sentença de pronúncia, mas apenas as defesas de Adriano e Simone se manifestaram nesse sentido.

BNews

UPB comemora aprovação na Câmara da proposta de parcelamento da dívida previdenciária dos municípios

0

Mais de 250 prefeitos baianos, que participam da mobilização nacional dos municípios em Brasília, comemoraram nesta terça-feira (9) a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios, em 240 meses. A matéria, votada em segundo turno, segue para análise do Senado. Essa é a principal pauta dos gestores baianos e uma reivindicação proposta pela União dos Municípios da Bahia (UPB) desde abril deste ano, diante dos constantes bloqueios e retenções de receitas das prefeituras para pagamento da dívida.

“O parcelamento é hoje uma questão de sobrevivência para o municípios”, defende o presidente da UPB, Zé Cocá. Segundo o gestor, a medida dá fôlego fiscal e devolve a capacidade de investimento dos municípios. “Precisamos mudar a realidade dos municípios pobres do Nordeste, que tudo que arrecadam vai para pagar a folha de pessoal e a dívida com a Previdência. É um recurso que agora vai poder ser investido para melhorar as condições de vida da população, com infraestrutura e outros serviços públicos”, explica o gestor que é prefeito de Jequié no sudoeste baiano.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a expectativa é que as prefeituras da Bahia obtenham um ganho aproximado de R$5,6 bilhões, com a redução de juros e multas prevista pela medida. A CNM vinha articulando com lideranças partidárias a votação da proposta no Congresso Nacional, atendendo a um pedido dos prefeitos baianos, feito através da UPB.

Votação

O parcelamento da dívida dos municípios com a previdência consta no texto da  Proposta de Emenda à Constituição – PEC 23/2021, a PEC dos Precatórios. Aprovada na Câmara por 323 votos a favor e 172 contra, a proposta prevê que a União adie o pagamento de dívidas dos processos judiciais transitados em julgado. Quando essas forem relativas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), ficou definido que deverão ser quitadas com prioridade em três anos: 40% no primeiro ano e 30% em cada um dos dois anos seguintes. Essa fórmula não valerá para os pagamentos de idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, que terão prioridade.

 

Ascom UPB

Presidente do Inep diz na Câmara que realização do Enem está garantida

0

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, descartou hoje (10) a possibilidade de riscos quanto à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 21 e 28 deste mês. A declaração de Dupas foi dada dias após 37 servidores, ligados a cargos em comissão voltados para a realização do Enem e de outras avaliações, terem pedido exoneração dessas funções.

“Reforço que as aplicações [do Enem] estão garantidas, pois as fases preparatórias já foram concluídas, restando a distribuição das provas para a sua aplicação”, disse Dupas, que compareceu à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para explicar a situação no Inep. “As provas estão prontas, e as equipes já foram capacitadas. Está tudo certo, não se preocupem”, afirmou.

Os funcionários, que atuam em funções ligadas à logística e ao desenvolvimento da aplicação do exame, atribuíram os pedidos de demissão à “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep” e afirmam que “não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical”. Na semana passada, dois coordenadores da autarquia, ligados a funções importantes do Enem, já haviam pedido demissão.

O instituto, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por avaliações nacionais, como o Enem e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), e pela aplicação de exames internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), assim como por indicadores de qualidade da educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Inep realiza ainda os censos da Educação Básica e Superior e diversos outros estudos voltados para a educação.

De acordo com o presidente do Inep, nem todos os 37 servidores que colocaram à disposição os cargos em comissão, ou função comissionada, dos quais são titulares, estão diretamente ligados ao Enem. Dupas disse que nem todos são gestores, mas que os servidores continuam à disposição do instituto para exercer suas atribuições até a publicação do ato de exoneração dos cargos.

“No documento em que aderem à exoneração coletiva, esses servidores do quadro efetivo do Inep reforçaram o comprometimento de continuar trabalhando até o fim do processo de desligamento”, disse. “Eles colocaram os cargos à disposição da presidência [do Inep], não deixaram o serviço público”, ponderou.

Dupas acrescentou que outras avaliações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o próximo domingo (14), e o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), previsto para 18 de dezembro, serão realizadas conforme o cronograma.

O presidente do Inep lembrou que a avaliação dos cerca de 6,8 milhões de estudantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já começou ser aplicada e será encerrada no dia 10 de dezembro.

Mesmo com as explicações de Dupas, deputados manifestaram preocupação com a gestão do órgão e com a possibilidade de prejuízos na realização de avaliações e com a continuidade das ações do Inep. A presidente da comissão, professora Dorinha Seabra (DEM-TO), afirmou que o colegiado está preocupado com a situação e destacou que o Enem tem mais de 3 milhões de inscritos.

“Não é usual, nem dito normal, 37 pessoas entregarem seus cargos. Nossa preocupação é em razão do tempo muito curto para a realização do exame”, disse. “Mesmo sendo servidores que continuam lá, tem a questão da responsabilidade, existe um sinal que está sendo dado, que todos tomamos como uma situação de grande alerta”, acrescentou.

A deputada professora Rosa Neide (PT-MT) também manifestou preocupação com o impasse e citou nota da Associação dos Servidores do Inep (Assinep), que fala em “clima desfavorável” e denuncia a existência de assédio moral por parte de Dupas. Segundo a deputada, o pedido coletivo de exoneração cria instabilidade e mostra uma política de desmonte na instituição.

“Quem zela pela instituição são os profissionais da carreira, que historicamente estão lá. Quem garante a política pública, que a instituição dê continuidade aos processos dos seus trabalhos são seus profissionais”, disse. “Agora, como é que, às vésperas do Enem, temos um pedido em massa, 37 profissionais ligados diretamente ao exame, e como vamos dizer que isso não gera insegurança, como dizer que não é desmonte?”, questionou.

Aos deputados, Dupas disse que irá conversar com representantes da Associação dos Servidores do Inep no fim da tarde desta quarta-feira, para discutir as denúncias de assédio moral e o pedido de exoneração dos servidores.

“Não compactuamos, e repudiamos qualquer ato que se enquadre como assédio moral, estamos abrindo o diálogo com a associação a respeito disso”, afirmou.

Agência Brasil

Com ações e informação, Prefeitura de Sobradinho segue no combate ao novo coronavírus e lança a campanha “Reflita”

0
Com registros de aumento no número de casos do novo coronavírus, a Prefeitura de Sobradinho tem intensificado as ações de enfrentamento a pandemia, com a sanitização de escolas e demais espaços públicos, atuação da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos comerciais e intensificação da testagem e da vacinação. Uma verdadeira força tarefa para reduzir a propagação do vírus e suas variantes.
Desde o dia 22 de outubro o município segue a um decreto com medidas restritivas, que vão desde a redução do horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, a diminuição da capacidade de academias e igrejas de receberem pessoas, a suspensão de eventos. O decreto está valendo até o próximo dia 15.
Com o aumento abrupto de casos confirmados da COVID-19, em Sobradinho, e também na taxa de ocupação de leitos de COVID – 19 na região, a Secretaria de Saúde tem convocado a população a manter as medidas sanitárias, redobrando os cuidados como: uso de máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e preservar o distanciamento social.
Em mais uma campanha de conscientização, a gestão municipal alerta à comunidade sobradinhense sobre sua responsabilidade na luta contra o novo coronavírus, convidando a uma reflexão acerca dos comportamentos adotados por cada pessoa.

A campanha “Reflita” traz questionamentos sobre a manutenção dos cuidados pelos sobradinhenses: “Não adianta temer e não fazer a sua parte na prevenção ao novo coronavírus”; ” As novas variantes da Covid-19 estão aí
Relaxa nas medidas, quem quer”; “Tem gente que se arrisca ao vírus e coloca em risco a vida do outro.
Essa pessoa é você?”; “Você bem sabe que a pandemia da covid-19 não acabou. E por que têm relaxado nos cuidados?”; “Tá higienizando as mãos, evitando aglomeração e mantendo o distanciamento social?
Sério mesmo?” e “Você já viu aí que vacina salva, né? Já se vacinou?”, são alguns apelos da campanha.

Para a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, com “a queda no número de casos, após a vacinação, as pessoas passaram a ter uma falsa sensação de que a pandemia havia acabado e relaxaram nos cuidados”. A gestora afirma que “não há motivo para alarme, mas a população deve obedecer as novas medidas restritivas e manter todas as orientações sanitárias.

“O distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o cumprimento das medidas restritivas devem ser seguidos à risca por toda população. Nossas equipes de saúde estão trabalhando intensamente para controlar esta realidade, a gestão municipal não tem poupado investimentos no enfrentamento da pandemia, mas sem a colaboração da comunidade, qualquer trabalho fica fragilizado. Precisamos da adesão firme da população de Sobradinho para vencermos essa pandemia. Portanto, reflita sobre seus comportamentos nesse período de pandemia”, concluiu a secretária.
Dados 
Nesta terça-feira (09), de acordo com o boletim epidemiológico, foram registrados 8 novos casos de Covid-19, e mais 10 diagnósticos de curas clínicas. A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde já realizou 7.029 testes. Com esse número, Sobradinho continua como a cidade que mais realiza testes na região do Vale do São Francisco, em proporção a sua população, proporcionando prevenção e cuidado as pessoas.

 

Ascom PMS

Convocados pelo INSS têm até amanhã para agendar perícia médica

0
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Termina amanhã (11) o prazo para agendamento da perícia médica dos segurados convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no fim de setembro. A relação completa pode ser consultada no Diário Oficial da União, e o exame pode ser marcado pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do instituto na internet.

São segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e foram convocados pela operação pente-fino do órgão para fazer perícia médica, a fim de verificar possíveis irregularidades. Quem não fizer o agendamento terá o pagamento suspenso. Após 60 dias da suspensão, caso o segurado não compareça nesse prazo, o benefício poderá ser cancelado.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Mas, segundo o órgão, pouco mais de 10 mil marcaram o exame. Desde julho, o instituto está enviando cartas a 170 mil segurados que não realizam perícia médica há mais de seis meses. Os atendimentos começaram em agosto, e a revisão segue até dezembro.

Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para marcar o procedimento. De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial da União não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não agendaram a perícia médica.

Na data marcada para a realização da perícia, o beneficiário deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), descrição e código da doença – CID (classificação internacional de doenças).

Agência Brasil

Bahia contabiliza 516 novos casos de Covid e 14 óbitos em 24 horas

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 516 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 485 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (10) também registra 14 óbitos. Dos 1.250.129 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.220.561 já são considerados recuperados, 2.418 encontram-se ativos e 27.150 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.589.768 casos descartados e 248.182 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.389 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 10.779.597 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,66% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB, com informações Secom

Juazeiro confirma 17 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (10); taxa de ocupação é de 66%

0

Juazeiro confirmou 17 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (10), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito. O município permanece com 386 mortes provocadas por complicações da doença.

De acordo com o levantamento, 18.845 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.285 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.740. Juazeiro tem 174 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.406 testes rápidos pela prefeitura e 3.904 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 48%, com 56 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 66% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis.

Ascom Sesau

Ministro do STF afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

0
Brasília - Presidente Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, fala à imprensa após reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes afastou o ex-deputado Roberto Jefferson da presidência nacional do PTB. O afastamento é pelo prazo inicial de 180 dias.

O pedido foi feito por parlamentares do partido.

Há indícios de má gestão do fundo partidário e remanejo de dinheiro público para redes sociais e publicações de fake News.

Roberto Jefferson está preso desde 13 de agosto, suspeito de integrar uma organização criminosa digital para atacar a democracia. No mês passado, o plenário virtual do STF rejeitou um pedido de habeas corpus da defesa do politico.

Redação PNB 

Covid-19: está aberto agendamento para vacinação de adolescentes, em Juazeiro; confira planejamento para esta quinta-feira (11)

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), abriu o agendamento para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 na zona urbana. A vacinação deste público vai ser realizada na quinta-feira (11). Também haverá vacinação de adolescentes na zona rural, além da aplicação de segunda dose e da dose de reforço (3ª dose).

Zona urbana- Adolescentes 12 a 17 anos – agendados

Este público deve realizar o agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br.  Serão disponibilizadas 300 vagas. A vacinação vai ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Itaberaba, São Geraldo e Alto da Aliança, das 8h às 12h. No dia da vacinação, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e devem levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência.

Zona rural- Adolescentes 12 a 17 anos

Também haverá vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos nesta quinta-feira na zona rural nas comunidades de Campos, Conchas, Mandacaru I, Mandacaru II, Maniçoba 1A, Maniçoba 1B, Maniçoba II, NH1/NH2, NH3 e NH4. A vacinação da zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades. O horário é das 8h às 12h. Na zona rural não é necessário agendamento. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e devem levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose- Pfizer

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h, na UBS Tabuleiro e Alto da Maravilha, das 8h às 11h30 e na Uneb e UBSs Jardim Flórida e CSU das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias). O município está com desabastecimento de doses dos fabricantes Oxford/AstraZeneca e CoronaVac para aplicação da segunda dose e retoma a aplicação assim que receber nova remessa com estes imunizantes.

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a idosos, residentes em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Ascom/Sesau