Arquivos anuais: 2021

Unidades de Saúde têm serviços comprometidos pela ausência de energia após chuvas em Petrolina

0

Em decorrência das fortes chuvas que caíram em Petrolina nesta quinta-feira (4), a Secretaria de Saúde informa que algumas Unidades Básicas de Saúde do município terão os atendimentos suspensos. A medida foi necessária em decorrência da falta de energia elétrica, assim que o fornecimento for retomado, os atendimentos serão realizados.

As unidades sem atendimentos nesta sexta-feira são: UBS Álvaro Rocha e Benedito Rodrigues (Caititu). A secretaria já acionou a empresa responsável pelo fornecimento, e tão logo retorne, os serviços serão normalizados. Nas demais unidades de saúde, apesar dos transtornos ocasionados pelas chuvas, os serviços seguem dentro da normalidade.

Sendo assim, a secretaria esclarece e pede aos moradores destas duas localidades que estão com serviços comprometidos que, caso necessitem de assistência básica à saúde, se dirijam a outra unidade próxima a sua localidade.

Débora Sousa- Ascom Sesau

“Esse governo é um vômito”, opina Fernanda Montenegro classificando Bolsonaro como um “desequilibrado e desqualificado”

0

Eleita para ocupar a cadeira 17 da ABL-Academia Brasileira de Letras, a atriz Fernanda Montenegro, 92 anos, em entrevista ao “Malu Tá ON”, podcast comandado pela jornalista Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo, fez duras críticas ao tratamento dado a cultura no país, pelo Governo Bolsonaro.

A veterana da teledramaturgia e teatro brasileiros disse que a cultura “está sob ataque”, e classificou Jair Bolsonaro de “desequilibrado e desqualificado”.

“Esse governo é um vômito, uma punhalada no ventre”, disse.

A atriz fez uma reflexão sobre a eleição do presidente, também questionou a atuação dos governos anteriores.

“A grande tristeza é que ele entrou pelo voto. Não entrou por uma força absolutamente militar, que ele também tem. Por que votaram no Bolsonaro? Porque talvez os governos que o antecederam cumpriram só metade do prometido”, refletiu.

Conhecedora das atrocidades do período da ditadura militar, que também lhe deixou marcas, Fernanda Montenegro deixou uma mensagem de esperança.

“É só esperar que passa”, declarou, referindo-se ao fim do atual comando do país.

Da Redação PNB

“Dois meses sem salários”: funcionários do Hospital Promatre voltam a reclamar de atraso salarial; não há pendências financeiras, garante Sesau

0

Há dois meses sem receber os salários, funcionários do Hospital Promatre, em Juazeiro, no Norte da Bahia, voltaram a cobrar explicações a direção da unidade. Em contato com o Portal Preto no Branco, os trabalhadores afirmaram que até o momento não receberam os pagamento referente aos meses de setembro e outubro.

“Estamos no dia 05 de novembro e nada de salário. Dois meses sem salários. Ou seja, já entramos no terceiro mês de trabalho, sem receber os pagamentos dos dois meses que já foram trabalhados. Como sempre, a direção do hospital joga a culpa na Secretaria de Saúde, alegando que o órgão ainda não realizou os repasses. Porém, ao mesmo tempo, a prefeitura diz que não tem nenhuma dívida com o hospital e que todas as nota já foram pagas. Então, não se sabe para onde esse dinheiro está indo”, declarou um profissional.

Ainda de acordo com ele, por conta da situação, muitos trabalhadores estão passando por dificuldades.

“Estamos trabalhando praticamente de graça. Tem muito colega passando necessidade e até fome por não receber seus pagamentos. Muitos profissionais estão faltando ao trabalho por não terem como pagar transporte ou como abastecer seus veículos. A situação está cada dia mais complicada. Por isso, cobramos respostas concretas e exigimos que a situação seja resolvida o mais rápido possível”, acrescentou.

Os profissionais reclamam ainda da falta de medicamentos e insumos no Hospital Promatre.

“No hospital falta de tudo, desde medicamentos, até mesmo fraldas para os pacientes.  Infelizmente essa situação nunca mudará, pois é uma história velha. O Ministério Público parece que está de olhos fechados. Infelizmente, eles brincam com o dinheiro público e com as vidas dos pacientes”, finalizou outra funcionária.

O PNB está encaminhando as reclamações para o Hospital Promatre e para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Ao PNB, a SESAU afirmou que “em relação ao contrato com a Promatre, o município não possui pendências financeiras até a presente data. Todas as notas foram pagas.”

 

Da Redação PNB

COVID-19: Secretaria de Saúde abre agendamento com 4 mil vagas para primeira dose em Petrolina

0

A partir das 16h desta sexta-feira (5) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vai abrir o agendamento para a aplicação da primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus. Podem agendar todas as pessoas que tenham idade a partir de 12 anos e que sejam residentes no município.

Para receber o imuno é necessário fazer cadastro e agendamento através da plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br. Serão disponibilizadas 4 mil vagas. A vacinação acontecerá em oito polos, sendo dois fixos, SESI e FACAPE, e seis pontos de drive-thru que estão montados na Havan, Avenida da Integração, River Shopping, Porta do Rio, Parque Massangano e Avenida Principal da Vila Eulália.

Para receber a vacina, além do agendamento, as pessoas precisam portar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para o público de 12 a 17 anos é necessário comparecer ao polo com os pais ou responsáveis.

 

Débora Sousa – Ascom Sesau

Parte da parede de uma construção irregular desaba em uma residência no João XXIII, em Juazeiro, causando prejuízo aos moradores; Semaurb já havia sido informada sobre os riscos

0

A construção irregular de uma igreja na rua Mário Borges, no bairro João XXIII, causou transtornos e prejuízos materiais para os proprietários de uma residência vizinha a obra. Com o forte temporal que caiu na noite desta quinta-feira (04) na cidade, parte da parede do futuro templo religioso caiu e quebrou o telhado da casa.

“A parede da igreja estava toda solta e acabou caindo na parte da sala da residência da minha irmã, acabando com os móveis e com o banheiro social dela. Por pouco não acontece uma tragédia, pois, por sorte, minha sobrinha tinha acabar de sair da sala. Agora eles (moradores) estão desabrigados e foram para a casa de minha mãe, pois o restante da parede da construção está solta e pode cair”, declarou Mara Cristina da Silva, irmã da proprietária da casa atingida.

Ainda de acordo com ela, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro já havia sido informada sobre o problema.

“A situação foi denunciada ano passado, em outubro. Eles (a equipe) foram ao local e, notificaram os responsáveis pela obra, mas a construção seguiu normalmente. Na última segunda-feira (02), minha irmã voltou a entrar em contato com a SEMAURB, e garantiram que iriam ao local, mas só apareceram hoje, depois do acontecido. Só agora, a obra que nem documentação tinha, foi embargada. Um absurdo! Queremos saber agora quem vai arcar com os prejuízos”, acrescentou Mara Cristina.

O PNB está encaminhando a reclamação para a Semaurb.

Da Redação PNB

Serviço realizado pela Compesa deixa 25 bairros sem água em Petrolina

0
(Imagem ilustrativa)

 

Moradores de 25 bairros do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com a suspensão do fornecimento de água nesta sexta-feira (05). A interrupção do serviço não foi comunicada previamente.

De acordo com a Compesa, a falta d’água nos bairros foi provocada por um reparo de um rompimento de adutora.

Os bairros atingidos foram: João de Deus, Cosme e Damião, Ipsep, Santo André, Portal da cidade, Park São Gonçalo I, II, III e IV, São Gonçalo ,Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petrópolis, Cohab VI, Rio Corrente, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Colinas do Rio, Gercino Coelho, Atrás da Banca, Palhinhas, Parque Massangano, Residencial Nova Petrolina, Residencial Brasil, Valle dos Coqueiros, Valle Petrolina.

A previsão é de que às 17h de hoje (05) o serviço seja concluído e o abastecimento retomado gradativamente.

 

Da Redação PNB

 

 

 

 

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro abre agendamento para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e retoma aplicação da dose de reforço

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) abriu o agendamento para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O município também retomou a aplicação da dose de reforço neste sábado (6). Neste sábado está suspensa a aplicação da segunda dose contra a Covid-19.

Agendamento – adolescentes 12 a 17 anos

Este público precisa realizar agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. O agendamento segue até a duração das doses. A vacinação será realizada neste sábado e na segunda-feira (8).

Sábado (6)

A vacinação, neste sábado, será das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Argemiro, Mussambê, Dom José Rodrigues, João XXIII, Itaberaba, João Paulo II, Tabuleiro, São Geraldo e Alto da Maravilha. Serão agendadas 100 doses por unidade.

Segunda-feira (8)

A vacinação dos adolescentes agendados na segunda-feira (8) será na Uneb com 300 doses, das 8h às 14h.

É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

 

Ascom Sesau

Com recursos da Lei Aldir Blanc, Prefeitura de Sobradinho abre inscrições para o prêmio Moquim-Gato; confira detalhes do edital

0

 

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (SETUC), iniciou as inscrições para o Edital de Chamada Pública do Prêmio Moquim-Gato. A Comissão Municipal de Execução da Lei Aldir Blanc lançou o Edital cujo objetivo destina-se a premiar produções artísticas e/ou culturais inéditas, apresentadas por artistas, criadores, produtores e grupos artísticos exclusivamente do Município de Sobradinho.

As inscrições vão até o dia 14 de novembro, e poderão se inscrever trabalhos nas áreas de Artes Visuais, Cultura Popular e Identitária (manifestações populares, de matrizes africanas, ciganas, indígenas, LGBTQIA+, infância e idosos), Literatura, Música e Teatro.

Com recursos da Lei Aldir Blanc, serão premiadas 20 (vinte) propostas selecionadas a partir dos critérios previstos no edital, sendo pago a cada uma das propostas o valor fixo de R$ 2,450,00 (Dois mil, quatrocentos e cinquenta reais).

A chamada pública premiará na seguinte ordem: Artes Visuais (04 prêmios), Cultura Popular e Identitária (manifestações populares, de matrizes africanas, indígenas, LGBTQIA+) (04 prêmios), Literatura – (04 prêmios), Música – (04 prêmios), Teatro – (04 prêmios).

Os projetos/propostas artísticos ou culturais habilitados serão avaliados seguindo os critérios de: Qualidade artística do produto, relevância do produto para a área artística de inserção, caráter inovador, experiência e qualificação do proponente.

“Apesar do período pandêmico que vem se estendendo, o prefeito Cleivynho Sampaio está atuando fortemente na atenção aos artistas da nossa cidade, realizando várias ações de assistência e incentivo à classe artística do município. O Prêmio Moquim-Gato é mais uma ação que visa incentivar a produção cultural além de garantir recursos financeiros a muitos artistas e produtores que foram atingidos pela crise gerada na pandemia. Portanto, convoco a todos os artistas para acessarem o site da Prefeitura de Sobradinho ou as redes socais e inscrever o seu projeto. Participe e fortaleça a cultura do nosso município,” convidou o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick de Lima Carvalho.

LINKS DE INSCRIÇÃO:

Artes Visuais: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpeur3FhMQgST8muuTP1C1xcN FpiHZN7Mb8bivFXSM73bDuw/viewform?usp=sf_link

Cultura Popular e Identitária: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckS3PJD88Ac04AwxLjuE624FLo8 dPBABbuVAleDRc7rSDapQ/viewform?usp=sf_link

Literatura: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBwx87ctD8V0ETtkQbtpL1bwijnr 5PAsz4sYGucoYybYOVbw/viewform?usp=sf_link

Música: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc63ZDzRnbVBboad5RPtK25Qpa KDSvMK2aFo5OwGHIUUCSWWw/viewform?usp=sf_link

Teatro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeF0cKorHF_j2sSA_dmrEJXIx0w TWUjA9on8ArkyvakOkY-7Q/viewform?usp=sf_link

Ascom PMS

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta sexta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (05). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Uva Itália (1ª) por R$ 80,00 a caixa com 20kg; Morango por R$ 23,50 o Kg; Melão Amarelo por R$ 1,20 o Kg; Maracujá 1ª por R$ 70,00 a caixa com 16kg; Manga Tommy 1ª por R$ 25,00 a caixa com 26kg e Mamão Havaí por R$ 40,00 a caixa com 20kg.

Veja a cotação completa

COTAÇÃO 05-11-2021

Welington Alves – Ascom AMA