Arquivos anuais: 2021

Todos deputados federais do PT Bahia votam contra PEC dos Precatórios

0

Todos os deputados federais do Partido dos Trabalhadores da Bahia – Afonso Florence, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto – votaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios. Por 312 a 144, a PEC 23, a chamada de PEC do Calote passou na Câmara dos Deputados com apenas cinco votos a mais dos que os 308 necessários. Os parlamentares baianos criticaram o resultado, que pode abrir espaço para aplicação de dinheiro no orçamento paralelo do governo Jair Bolsonaro.“Vence a mentira, o calote e a chantagem. Uma noite que marca uma grande derrota para o país e amplia o volume de recursos fisiológicos e do orçamento paralelo, que poderá receber dezenas de bilhões às custas do descumprimento de ordem constitucional dos precatórios já transitados em julgados pelo STF, além dos calotes aos estados. Promessas foram feitas aos estados e representações da educação, mas tem alguém acreditando? Perde o Brasil”, afirmou Zé Neto.“É indefensável para quem se diz opositor a Bolsonaro ter vendido seu voto”, disse Jorge Solla, ao destacar que dos R$ 94 bi liberados para a Proposta, R$ 47 bi são destinados ao orçamento paralelo para Bolsonaro tentar se reeleger por meio da liberação de dinheiro para a base de parlamentares do presidente. “Para o varejão da política”, afirmou Solla.O parlamentar Joseildo Ramos destacou que o governo pretende usar a PEC 23 para adiar o pagamento de R$ 91 bilhões devidos pela União, condicionando a execução do programa Auxílio Brasil à aprovação do projeto. “Utilizando politicamente a fome de brasileiros para dar um calote em muita gente”.Sobre a destinação do valor dos Precatórios para o Auxílio Brasil, o deputado Valmir Assunção explicou, em seu voto na Câmara, que o governo tem outras fontes para garantir o pagamento do valor à população, defendendo o valor de R$ 600. “É só pegar as emendas do orçamento secreto ou as emendas do relator, que são quase 30 bilhões. Ou seja, dinheiro tem, o que o governo não quer é pagar aqueles e aquelas que precisam desses recurso. Acabou com o Bolsa Família. Não podemos aceitar”.Manobra – Já o deputado Afonso Florence criticou a manobra feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que em busca de apoio para favorecer a aprovação de uma pauta do governo de Jair Bolsonaro permitiu que parlamentares afastados participassem da decisão. “Até deputado licenciado votou, após mudança de interpretação regimental feita na hora. Uma madrugada de horror para a República”.Além de favorecer os repasses do orçamento paralelo de Bolsonaro, a aprovação da PEC terá um grande impacto no repasse do Fundef que seria aplicado em educação na Bahia. Isso porque o Governo Federal deixou de repassar valores que o estado tem direito para a educação – aproximadamente R$ 10 bilhões – e tenta através desse projeto impedir que os valores sejam destinados à Bahia. O projeto seguirá para o segundo turno de votação, com data estimada para acontecer ainda esta semana.

 

Ascom PT Bahia

Moção de Aplausos para a Facape é aprovada em sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina

0

 

A Faculdade de Petrolina – Facape, recebeu nesta quinta-feira (4), uma ‘Moção de Aplausos’ da Câmara de Vereadores de Petrolina. A indicação foi do Vereador Wenderson Batista em reconhecimento aos serviços prestados pela faculdade, através do Colegiado de Economia.

O Colegiado realiza desde o dia 25 de março de 2020 pesquisa sobre o avanço da Covid-19 em Petrolina, com os pesquisadores professores Dr. João Ricardo Lima, Maria do Socorro Macedo e Caliane Borges.O trabalho vem sendo feito sem interrupções e a pesquisa tem ajudando na tomada de decisões de gestores públicos, do comércio e também auxiliado a imprensa com as informações sobre a Covid no nosso município.O levantamento permanente acompanha o número de casos ativos, os casos confirmados e o número de óbitos.
Desde o início da vacinação, os pesquisadores estão também acompanhando a população vacinada e analisando os dados pós-vacina.

“O que os pesquisadores fazem é de extrema relevância para o monitoramento do cenário da pandemia do novo coronavírus.A Facape tem contribuído com a pesquisa científica para orientar principalmente na preservação da vida de cidadãos e cidadãs do nosso município. É uma forma que nós temos de agradecer os serviços prestados por esses professores e pela Facape que estão de parabéns,” enfatizou o vereador Wenderson Batista.

“O Colegiado de Economia agradece o reconhecimento do Poder Legislativo ao compromisso que a Facape tem com a sociedade, quando nós compartilhamos nossas pesquisas científicas. O Colegiado de Economia através dos nossos professores pesquisadores tem se empenhado muito em apurar, analisar e partilhar os dados da pandemia. Estamos cumprindo o nosso papel enquanto instituição de ensino e pesquisa,” ressaltou o presidente da Facape, Antônio Habib.

A ‘Moção de Aplausos’ foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça.

Assessoria de Comunicação da Facape

Morre vítima da covid-19, o juazeirense João Gualberto

0

De acordo com informações obtidas pelo PNB, morreu nesta quinta-feira (4), aos 58 anos, o juazeirense João Gualberto, vítima da covid-19.

Após complicações da infecção, ele foi internado em um hospital da região.

João trabalhou por muito anos na Prefeitura de Juazeiro, e era filho do músico juazeirense Maestro Humberto.

Morador antigo do bairro Centenário, João Gualberto era um amante da política, participando ativamente do cotidiano social e político de Juazeiro.

O PNB se solidariza com a família do juazeirense neste momento de dor, emanando vibrações de força e conforto.

Da Redação PNB   

“E você o que pensa disso tudo?”: a polêmica da fantasia de enfermeira usada por Bruna Marquezine

0

 

A atriz Bruna Marquezine causou, nas redes sociais, na madrugada da última terça-feira (2) ao compartilhar seu  look de enfermeira, usado em uma festa de Halloween.

A fantasia da bela e jovem atriz, carregada de sensualidade, e o clique fazendo “carão” em frente do espelho, para mais de 40 milhões de seguidores, dividiu opiniões.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, e de alguns outros estados, logo emitiram notas de repúdio  considerando como apropriação da imagem da profissão com conotação sexual.

O Coren/SP afirmou que “fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem”.
“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”, afirmou.
A nota rechaçou o “incentivo a sexualização da categoria”: “Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma”, acrescentou, pedindo respeito.
“O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem”, finalizou a nota.
Os internautas, muitos profissionais da área, se manifestaram.
“Quero ser respeitada como profissional, uma fantasia não me representa. Então ela é cheia do feminismo, mas acaba utilizando uma fantasia de enfermeira. Mal sabe o quanto sofremos já com tanta sexualização da nossa profissão. Enfermeira não é atriz, não é faz de conta”, escreveu uma internauta.
“Sempre fomos taxadas de comida de médico e fantasia de sex shop. Lutamos muito para quebrar este estigma”, observou uma profissional da enfermagem.
Houve também quem criticasse a manifestação da entidade de classe, aproveitando para cobrar a regulamentação do exercício da profissão.

“Valorização é o respeito à categoria. Com um salário e carga horária digna. Isso é valorização!”, disse um.

“Devia atuar nas nossas 30h, no piso salarial, não é fantasia que desvaloriza a classe, cada abuso de gestores de empresas que só Jesus mesmo na nossa causa”, comentou outra.

“Pronto, agora a valorização vêm, piso e carga horária também”, ironizou um comentário.

Após a polêmica, Bruna Marquezine se pronunciou,  afirmando que jamais seria sua intenção desvalorizar a classe e que lamenta não ter tido conhecimento sobre o tema antes.

“Essa luta também é legítima e eu pessoalmente batalho muito para que mulheres tenham liberdade e respeito em todos os ambientes e em todas suas escolhas profissionais e pessoais. Lamento não ter tido o conhecimento sobre esse tema antes, mas que sirva verdadeiramente como oportunidade de aprendizado e transformação”, disse a atriz.

Bruna afirmou ainda que como pessoa pública tem total conhecimento sobre o seu alcance e poder de influência, e convidou os “órgãos competentes” a uma reflexão sobre como a indústria pornográfica e o machismo natural alimentam a sexualização das mulheres em suas profissões.
A atriz apagou os registros da fantasia utilizada, que haviam sido postados nos stories de sua conta no Instagram.
E você o que pensa disso tudo?
Da Redação

 

Deputado Zó acompanha visita do Governador Rui Costa a Jaguarari e solicita mais investimentos para Juazeiro e região

0

 

 

Na manhã desta quinta-feira, 4, o deputado estadual Zó, junto com o vereador Mitu do Sindicato, acompanhou o Governador Rui Costa em agenda ao município de Jaguarari e solicitou mais investimentos para Juazeiro e região.

Acompanhado do prefeito e vice-prefeito de Macururé, Bergue de Josias e Antônio Carlos, respectivamente, além do gestor do Núcleo Territorial de Educação (NTE10), Régis Menezes, o deputado Zó agradeceu aos mais de R$100 milhões de investimentos somente na área de educação, em Juazeiro, mas também por investir na infraestrutura do município, como a duplicação da BA-210, pavimentação do acesso ao distrito de Abóbora e requalificação do Mercado Joca de Souza, que conta com recursos de emenda parlamentar do deputado.

O parlamentar reconheceu o trabalho que vem sendo realizado e solicitou a construção de um novo colégio para o Distrito de Itamotinga, onde 700 alunos e alunos se dividem em 5 núcleos/extensões do Colégio Lomanto Júnior na área do perímetro irrigado, havendo a necessidade de um prédio para oferecer uma melhor estrutura. O diretor do Colégio, professor Marcos Antônio Duarte, apresentou esta demanda ao gestor do NTE10 e também acompanhou o deputado no pleito.

“Eu só tenho a agradecer, governador. Enquanto não há nenhuma obra do governo federal, do governo genocida, o senhor traz um pacote de investimentos para Juazeiro. Tem acontecido uma verdadeira revolução na educação da Bahia. Além dos avanços pedagógicos, com a ampliação do ensino em tempo integral, tem acontecido melhorias significativas na infraestrutura das unidades escolares. Recebemos esta solicitação do NTE10 e dos professores que estão nos acompanhando e temos certeza que o secretário Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa irão nos atender”, prevê o deputado Zó.

Jaguarari

Em Jaguarari, o Governador Rui Costa realizou a entrega da recuperação da BA-314, no trecho entre o Entroncamento da BR-407 e o município, passando pela área de mineração. Também inaugurou o novo ponto do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), resultado de parceria entre a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) e a Prefeitura.

Ainda em Jaguarari, Rui Costa assinou ordem de serviço para construção de nova unidade escolar, com 24 salas. Autoriza também a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) das localidades de Juacema, Catuabinha, Gameleirinha, Macambira, Queimada do Angico, Favela, Fazendinha, Morro Branco, Conceição, Tanque de Terra e Tanque Novo. O serviço será executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.

Ascom

Covid-19: Bahia registra 616 novos casos e mais 10 óbitos pela doença nas últimas 24 horas

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 616 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 554 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (4) também registra 10 óbitos. Dos 1.247.344 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.944 já são considerados recuperados, 2.299 encontram-se ativos e 27.101 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.582.558 casos descartados e 245.220 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 10.701.540 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Da Redação, com informações Secom

Secretaria de Ordenamento Urbano do município se manifesta sobre proibição de evento solidário no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro

0

Nesta quinta-feira (4), o PNB publicou matéria sobre reclamação de um dono de um estabelecimento situado no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, que não conseguiu autorização da Secretaria de Ordenamento Urbano do município, para realizar uma festa solidária, marcada para o próximo sábado (06).

Segundo os organizadores, o evento, com de seis atrações locais, tinha o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento do garoto Oliver, que sofre com leucemia.

“Nós solicitamos a autorização a SEMAURB para a realização do evento, mas eles não deram a ordem. A justificativa que usaram para barrar o evento foi a de que os vizinhos estavam reclamando, o que não procede. Estamos com um abaixo-assinado com assinaturas da vizinha que nos apoia”.

Reveja:

Evento solidário, em prol de criança com leucemia, é barrado pela SEMAURB e organizadores questionam motivação; eles alegam perseguição do órgão

Nossa redação entrou em contato com a SEMAURB, que, em nota, informou “não está permitindo a realização de eventos e festas, ao ar livre, em espaços públicos (leia-se ruas, praças e semelhantes), sobretudo se o logradouro for uma área residencial”.

De acordo com o órgão, a determinação “é para evitar perturbação do sossego público e prevenir problemas de ordem pública, tais como ocorrência de agressões físicas, assim como já foram registradas em ocasiões anteriores, tanto no referido bairro quanto em outros logradouros públicos”.

Confira nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), explica que desde o início da flexibilização de eventos autorizados pelos decretos estadual e municipal está informando aos organizadores que não está permitindo a realização de eventos e festas, ao ar livre, em espaços públicos (leia-se ruas, praças e semelhantes), sobretudo se o logradouro for uma área residencial.

O código de polícia administrativa do município resgarda a gestão pública a permitir ou não o uso do solo público. A decisão de não autorizar a liberação de eventos em área aberta, tomada em consonância com as forças de segurança pública (Polícia Militar e Guarda Municipal), é para evitar perturbação do sossego público e prevenir problemas de ordem pública, tais como ocorrência de agressões físicas, assim como já foram registradas em ocasiões anteriores, tanto no referido bairro quanto em outros logradouros públicos (Ascom Semaurb)

Da Redação PNB

Covid-19: desabastecido de vacinas, Juazeiro não consegue avançar na imunização de adolescentes e dose de reforço; confira planejamento para esta sexta-feira (5)

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta sexta-feira (5) a vacinação contra a Covid-19. O município irá realizar aplicação de primeira dose para a população com 18 anos ou mais e segunda dose. Devido ao desabastecimento do estoque, está suspensa a aplicação da primeira dose dos adolescentes de 12 a 17 anos, segunda dose com o fabricante CoronaVac e da dose de reforço. O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação destes públicos.

Repescagem 18 anos e mais

A vacinação deste público será na Uneb, a partir das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca e Pfizer

O município dispõe nesta sexta-feira, para aplicação da segunda dose, apenas dos fabricantes Pfizer e Oxford/ AstraZeneca. Portanto, quem precisa tomar a segunda dose com a CoronaVac deve aguardar o recebimento de nova remessa com este fabricante.

Pfizer– A vacinação da segunda dose com a Pfizer será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Tabuleiro e Caic, das 8h às 11h30; Univasf, UBSs CSU, Jardim Flórida, Itaberaba e João Paulo II, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h; e Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

Oxford– Quem precisa tomar a segunda dose com a Oxford / AstraZeneca deve buscar pela Univasf, das 8h até o encerramento das doses.

É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. O Ministério da Saúde reduziu o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer para 8 semanas (56 dias). Portanto, quem tomou a primeira dose da Pfizer até 8 de setembro já pode buscar um  dos pontos para antecipar a imunização.

Ascom/Sesau 

Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato, renuncia ao cargo e pode seguir passos na política

0

O procurador da República Deltan Dallagnol, de 41 anos, renunciou definitivamente ao seu cargo no Ministério Público e deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022.

Dallagnol , ex-coordenador e porta-voz da Operação Lava Jato, tem sofrido censura do Conselho Nacional do Ministério Público e até processos na Justiça em meio ao combate contra o “lavajatismo”.

O procurador já havia se afastado da coordenação da Lava Jato de Curitiba, em setembro do ano passado, depois de denúncias de excessos e da divulgação de mensagens suas com o ex-juiz Sergio Moro e outros procuradores pelo site The Intercept Brasil.

Dallagnol segue os passos de Moro. O ex-ministro já confirmou que vai se filiar ao Podemos no próximo dia 10, e deve disputar o Planalto em 2022.

Da Redação PNB, com informações coluna de Eliane Cantanhêde/Estadão