Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Juazeiro registra duas mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (40); taxa de ocupação é de 95%

0

Juazeiro registrou dois óbitos por Covid-19 no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (4). O município, que estava há mais de um mês sem registrar novos óbitos, contabiliza 382 mortes por complicações do novo coronavírus.

Um dos pacientes era uma pessoa do sexo feminino, de 57 anos, com histórico de comorbidade. O outro óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 61 anos, sem histórico de comorbidade. As duas mortes ocorreram em um hospital particular de Petrolina.

Foram confirmados 35 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 18.704 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.135 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.563. Juazeiro tem 187 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.185 testes rápidos pela prefeitura e 3.776 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 48%, com 65 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 95% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 1 leito disponível.

 

Da Redação PNB, com informações Ascom/ Sesau

Defesa Civil de Juazeiro emitiu alerta para a possibilidade de chuva intensa nas próximas 48h

0

A Defesa Civil de Juazeiro emitiu, nesta quinta-feira (4), um alerta para a possibilidade de chuva intensa nas próximas 48h, na cidade. As informações são baseadas nos principais Institutos de Meteorologia do país.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, as equipes da gestão municipal atuam de maneira integrada para prevenir riscos e minimizar os transtornos que possam ocorrer. “Estamos com as equipes de prontidão e esperamos que as chuvas caiam de forma proporcional nos dois dias. Estamos esperando 50 milímetros para esse período”, pontuou Ramiro.

A Defesa Civil tem enviado as demandas pós-chuvas para a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que estão fazendo limpeza preventiva de canais, galerias pluviais e redes de esgoto.

Plantão

O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 9 9198-1233 (WhatsApp).

Ascom foto divulgação

Anvisa recebe novas ameaças caso vacinas anti-Covid para crianças sejam aprovadas

0
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi alvo de uma nova ameaça relacionada a vacinação de crianças contra a Covid-19. O órgão informou que recebeu, na última sexta-feira (29), uma segunda correspondência eletrônica, desta vez anônima, com ameaças a servidores, diretores, funcionários terceirizados e seus familiares, caso vacinas contra Covid-19 para crianças venham a ser aprovadas.

A ameaça aconteceu 24 horas após a primeira e foi divulgada pela Anvisa nesta quarta-feira (3). A agência acredita que o autor não seja o mesmo.

Assim como no primeiro episódio, a Anvisa informou autoridades federais. De acordo com o órgão sanitário, estão cientes a presidência da República, do Senado, da Câmara e do STF; Procuradoria Geral da República; Ministérios da Justiça e da Saúde; Casa Civil; Polícia Federal; e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

“Em meio a essas ameaças ao Estado brasileiro, a Anvisa, que detém o poder de polícia desse mesmo Estado no campo da vigilância sanitária, segue com a sua missão institucional de proteger a saúde do cidadão de maneira ampla e se mantém na vanguarda do enfrentamento da Covid-19 em nosso país”, informou a agência em nota.

Bahia Notícias

Evento solidário, em prol de criança com leucemia, é barrado pela SEMAURB e organizadores questionam motivação; eles alegam perseguição do órgão

0

Uma festa solidária, marcada para acontecer no próximo sábado (06), em um estabelecimento do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, no Norte da Bahia, não foi autorizada pela Secretaria de Ordenamento Urbano do município, segundo os organizadores.

Com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento do garoto Oliver, que sofre com leucemia, a festa aconteceria com a participação de seis atrações locais.

“Nós solicitamos a autorização a SEMAURB para a realização do evento, mas eles não deram a ordem. A justificativa que usaram para barrar o evento foi a de que os vizinhos estavam reclamando, o que não procede. Estamos com um abaixo-assinado com assinaturas da vizinha que nos apoia”.

Eles acrescentaram ainda que já investiram na divulgação e na organização do evento.

“Se o evento não acontecer, teremos muitos prejuízos, pois já está tudo organizado. Já gastamos com carro de som e material de divulgação. Não entendemos o motivo disso. Muitas outras festas maiores e desorganizadas estão sendo autorizadas e realizadas no município. Como podem barrar um evento beneficente e liberar outros de grande porte que causam aglomeração e confusão?”

Os organizadores do evento lembraram ainda que essa não é a primeira vez que eles são prejudicados pela SEMAURB.

“Eles estão nos perseguindo. No dia 11 de setembro a SEMAURB interrompeu um evento nosso que havia sido autorizado previamente. Nós pegamos todas as autorizações, tudo estava legalizado, mas na hora disseram que não tínhamos autorização. Ficamos indignados, pois pagamos uma taxa de R$ 55,00 pela autorização, compramos bebidas e ficamos com um prejuízo de mais de R$ 20.000”, finalizaram.

O PNB encaminhou a reclamação para a Semaurb, mas até o momento não obtivemos respostas.

Em um decreto publicado no dia 30 de outubro, o Governo da Bahia ampliou capacidade de eventos para até 2 mil pessoas. Devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

 

 

Da Redação PNB

IBGE começa teste nacional para o Censo 2022

0
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, de hoje (4) até meados de dezembro, o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).

Segundo o órgão, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.

Quilombolas e indígenas

A previsão é que, a partir de 25 deste mês, os testes do Censo 2022 cheguem às terras indígenas e aos territórios quilombolas. No Rio de Janeiro, essas visitas ocorrerão em Angra dos Reis e Paraty, onde serão testados protocolos sanitários de segurança, normas de abordagem e o questionário específico para essas populações.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete há também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Inovações tecnológicas

Segundo o IBGE, a operação censitária de 2022 será totalmente informatizada. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho.

Além disso, serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.

“Toda a comunicação digital do Censo 2022 contará com links de acesso protegidos contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância entre os Data Centers. Na coleta e supervisão, temos uma infraestrutura com minimodem 3G/4G, antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.)”, informou o IBGE.

Os arquivos digitais que serão embarcados nos DMCs fornecem aos recenseadores as principais informações sobre os setores censitários que serão visitados. Esses arquivos estão armazenados na nuvem privada do IBGE e, também, em nuvem pública.

No Censo Demográfico 2022, o IBGE fará todo o processo de contratação de funcionários temporários de forma digital, eliminando o uso do papel.

O projeto do Censo Demográfico é composto por um conjunto de sistemas informatizados, como: sistema de gerenciamento da coleta de dados em campo, sistema de supervisão e acompanhamento gerencial, sistema de gestão administrativa e pagamento, entre outros.

Segundo o instituto, por trás disso tudo há uma infraestrutura de tecnologia da informação robusta, com dispositivos móveis de coleta de última geração, possibilitando que a operação seja totalmente digital, bem gerenciada e segura, produzindo dados de qualidade em um tempo cada vez menor.

O IBGE destacou que obedece ao normativo legal do sigilo estatístico, estabelecido pela Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, e pela Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.853, de 8 de julho de 2019.

Somado a esse arcabouço legal, o IBGE acrescentou que tem uma Política de Segurança da Informação e Comunicações, e todos os procedimentos a serem adotados na infraestrutura envolvida no Censo Demográfico 2022 estão de acordo com essa política, considerando os atributos clássicos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

Novidades do Censo 2022 em relação a 2010

– Gerenciamento digital dos resultados da coleta de dados em tempo real, permitindo correções de eventuais erros operacionais.

– Gerenciamento digital, em tempo real, dos deslocamentos dos recenseadores em todo território nacional.

– Digitalização de todo o processo de contratação e gerenciamento dos servidores temporários, eliminando o uso do papel.

– Armazenamento em nuvem privada e pública dos arquivos digitais, agilizando a rotina diária dos mais de 180 mil recenseadores, que envolve o download das informações dos setores censitários e o upload dos questionários respondidos.

– Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) de última geração, com minimodem 3G/4G e aplicativos atualizados, que se conectam à rede de comunicação do IBGE e possibilitam a transmissão dos dados coletados de forma criptografada e segura.

– Proteção contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância para toda a comunicação entre os Data Centers.

– Novo cluster de banco de dados de alta performance, para organização, análise, compartilhamento e monitoramento das operações. Maior velocidade de processamento das aplicações hospedadas no Data Center, permitindo a utilização de soluções mais estáveis, seguras e com mais desempenho.

– Aumento da capacidade de conexão do IBGE com os recenseadores, por meio de antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a Internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.) disponível nos DMCs e Data Centers do Instituto, diminuindo o risco de sobrecargas.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro divulga planejamento de vacinação contra Covid-19 para esta sexta-feira

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta sexta-feira (5) a vacinação contra a Covid-19. O município irá realizar aplicação de primeira dose para a população com 18 anos ou mais e segunda dose. Devido ao desabastecimento do estoque, está suspensa a aplicação da primeira dose dos adolescentes de 12 a 17 anos, segunda dose com o fabricante CoronaVac e da dose de reforço. O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação destes públicos.

Repescagem 18 anos e mais

A vacinação deste público será na Uneb, a partir das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca e Pfizer

O município dispõe nesta sexta-feira, para aplicação da segunda dose, apenas dos fabricantes Pfizer e Oxford/ AstraZeneca. Portanto, quem precisa tomar a segunda dose com a CoronaVac deve aguardar o recebimento de nova remessa com este fabricante.

Pfizer- A vacinação da segunda dose com a Pfizer será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Tabuleiro e Caic, das 8h às 11h30; Univasf, UBSs CSU, Jardim Flórida, Itaberaba e João Paulo II, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h; e Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

Oxford- Quem precisa tomar a segunda dose com a Oxford / AstraZeneca deve buscar pela Univasf, das 8h até o encerramento das doses.

É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. O Ministério da Saúde reduziu o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer para 8 semanas (56 dias). Portanto, quem tomou a primeira dose da Pfizer até 8 de setembro já pode buscar um dos pontos para antecipar a imunização.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

“Proteção nunca é demais”: mães de alunos do Ensino Infantil, em Juazeiro, pedem obrigatoriedade do uso de máscaras em crianças menores de 5 anos

0

 

Um grupo de mães de alunos do ensino infantil das escolas municipais de Juazeiro, em contato com nossa redação, questionou a Secretaria de Educação de Juazeiro sobre a decisão da não obrigatoriedade do uso de máscaras em crianças menores de 5 anos.

“Nas EMEIs de Juazeiro as crianças de 3 anos não estão usando máscaras neste retorno às aulas presenciais e isso tem nos deixado bastantes preocupadas, pois a propagação do novo coronavírus é muito fácil e os dados mostram que crianças pequenas estão contraindo o vírus. Por que não adotar o uso de máscaras, para tornar a escola um ambiente mais seguro?” questionou uma das mães, que pediu para não ser identificada.

De acordo com ela, a diretora da EMEI onde a filha de 3 anos estuda, informou que a decisão partiu de uma reunião entre a Vigilância Sanitária Municipal e SEDUC.

“O que foi dito é que não seria obrigatório crianças menores de 5 anos usarem máscara, porém nós estamos pedindo que as crianças utilizem as máscaras, pois precisamos reforçar a prevenção e ainda não é tempo de dispensar este importante acessório de segurança. As crianças, acredito na sua maioria, já estão habituadas a usar a máscara quando saem de casa. A minha filha mesmo, desde o início da pandemia usa máscara e já se acostumou. Por que não incentivar que usem na escola para ficarem mais protegidas e os pais mais seguros?”, perguntou a mãe.

De acordo com ela, algumas escolas particulares estão exigindo o uso de máscara em crianças menores de 5 anos.

“A gente sabe que é difícil controlar as crianças para que elas não mantenham contato físico. A máscara daria mais proteção. Criança se adapta rápido e muitas já estão acostumadas com a máscara. Pedimos a SEDUC que reavalie esta decisão. Proteção nunca é demais”, pediu a mãe.

Estamos encaminhando a solicitação a Secretaria Municipal de Educação.

Há controvérsias sobre o uso da máscaras em crianças menores de 5 anos. Uma nova recomendação da OMS orienta que, “se a criança tiver habilidade para usar a máscara corretamente, esta pode ser usada entre 2 e 5 anos, sob supervisão de um adulto, sendo item obrigatório acima dos 5 anos”.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda o uso em crianças menores de 2 anos de idade, devido ao risco de sufocação; entre os 2 e 5 anos, existe necessidade de supervisão constante; de 6 a 10 anos a criança já poderá auxiliar no procedimento de uso, sob monitoração; por volta dos 12 anos, já é possível compreender todas as instruções necessárias para o uso, retirada, higienização e descarte das máscaras;

O que diz a OMS 

A Organização Mundial da Saúde- OMS já havia divulgado um guia com orientações sobre o uso de máscaras por crianças de até 12 anos, considerando o retorno às atividades escolares em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A entidade internacional determinou especificações diferentes para cada faixa etária. Crianças de até 5 anos de idade foram dispensadas do uso obrigatório de proteção facial, salvo em ocasiões específicas, como a aproximação física de alguém que esteja infectado. Nesse caso, é indispensável a presença de um adulto para supervisionar o uso seguro da máscara.

Crianças com deficiências intelectuais, distúrbios de desenvolvimento ou outras condições de saúde específicas também não são obrigadas a usar máscara. De acordo com a OMS, a necessidade de proteção deve ser avaliada pelos pais, educadores ou médicos da criança. Se a deficiência for relacionada ao trato respiratório, o uso de máscara é completamente desaconselhado.

O uso por crianças de 6 a 11 anos pode ou não ser obrigatório, a depender dos seguintes fatores: taxa de disseminação do vírus na região; frequência com que a criança interage com pessoas idosas ou que sofram de problemas de saúde subjacentes; disponibilidade de um adulto para supervisionar o uso adequado da máscara, dando instruções sobre como colocar e retirar a proteção em segurança; deve ser considerado o potencial impacto do uso de máscara na aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial da criança.

A partir dos 12 anos de idade, o uso da proteção passa a ser obrigatório sob quaisquer condições.

Da Redação PNB/ Foto ilustrativa

 

Bolsonaro desmente Moro durante interrogatório da PF

0

Durante depoimento à Polícia Federal (PF), no inquérito que apura uma suposta tentativa de interferir politicamente na corporação, Jair Bolsonaro (sem partido) teria negado a acusação do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o presidente queria trocar o chefe da PF no Rio de Janeiro para blindar familiares.

De acordo com uma fonte da TV Globo, Bolsonaro respondeu todas as perguntas feitas no interrogatório nesta quarta-feira (3). O inquérito foi aberto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no ano passado, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Moro afirma que as provas da intenção em interferir no órgão são as mensagens trocadas pelos dois em um aplicativo e a reunião ministerial de 22 de abril de 2020.

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro e oficialmente não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar f… minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Se não puder trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, disse o presidente na ocasião.

BNews

RG Expresso chega a todos os postos SAC da capital e interior

0

O RG Expresso, serviço que possibilita ao cidadão solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem precisar sair de casa, já está disponível em todos os postos SAC da capital e interior. Ao optar pelo RG Expresso, basta ir ao posto SAC só uma vez, apenas para receber o documento já pronto. Sem o RG Expresso, o cidadão precisa ir duas vezes ao posto SAC.

O RG Expresso é feito online, por meio do SAC Digital. O cidadão solicita pela internet ou pelo aplicativo, e depois agenda dia e horário para buscar o documento no posto SAC escolhido, após o pagamento da taxa de R$ 39,39. Para solicitar o RG Expresso é preciso que a carteira de identidade tenha sido emitida há seis anos, no máximo.

Vale salientar que o RG Expresso mantém a data de expedição da última via solicitada, além da data do novo pedido. O prazo máximo de recebimento é de cinco dias úteis na capital e sete no interior. Em Salvador, região metropolitana (RMS) e interior, todos os 36 postos SAC estão aptos a entregar o documento.

Para ter acesso ao SAC Digital e solicitar o RG Expresso, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

BNews