“Informaram que não tinha mais vaga”: com sintomas gripais, usuária denuncia superlotação, falta de testagem e de medicamentos no Hospital de Campanha de Juazeiro; Sesau responde

1

 

Com sintomas gripais fortes, a moradora do Residencial Mairi, em Juazeiro, Leise Brito, procurou a UPA e Hospital de Campanha em Juazeiro em busca de atendimento médico, na tarde desta segunda-feira (3), mas voltou para casa sem ser atendida, segundo contou ao PNB.

Leise relatou que desde ontem, domingo (2), que tenta passar por um médico, mas não consegue atendimento em Juazeiro.

“Estou muito gripada, dor no corpo, vomitando, dor de cabeça forte, com coriza, e desde ontem que venho aqui no Hospital de Campanha e não consigo passar por um médico. Ontem a fila estava enorme, muita gente esperando para ser atendida. Voltei pra casa sem atendimento. Hoje, como os sintomas só se agravaram, novamente procurei o hospital e nada de ser atendida.

Segundo Leise Brito, na tarde de hoje (3), mais de cem pessoas esperavam para serem atendidas por um médico, mas a informação repassada foi a que o profissional só estava atendendo aos pacientes que apresentassem mais de 38 graus de febre. Ela também relatou ao PNB que está faltando medicamentos para os sintomas gripais.

“Ontem eu tive aqui e mandaram eu pegar os remédios na rede, mas não tinha nenhum para gripe. Aqui só tem dipirona. Como pobre vai ter dinheiro para comprar remédio? Muita gente sai daqui com a receita na mão e não tem como comprar os remédios. Outros saem mesmo é sem atendimento nenhum. Hoje uma servidora que me atendeu disse que iam parar de atender, pois não tinha mais vaga. Ela disse que o médico só ia atender as pessoas com mais de 38 graus de febre. Tem 110 pessoas pra atender lá dentro, ela informou. Isso que eu ouvi da funcionária, que não quis nem se identificar, com medo.

A usuária também informou que não foi testada para a covid-19 e que a orientação foi para ela procurar o ponto de testagem no Centro de Cultura João Gilberto.

“Uma desorganização total. Como o Hospital de Campanha é aqui na UPA e testam em outro lugar? Quer dizer que a pessoa tem que sair daqui, pegar transporte, circular pela cidade, para ser testada em outro local? E se a pessoa tiver contaminada? Isso não causa a contaminação de outras pessoas? O certo era ser aqui a testagem de quem procura o hospital com sintomas. Chegou um homem aqui na ambulância e eles testaram, mas a orientação é a de que procurem o Centro de Cultura”, informou Leise.

Enviamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro, que prestou o seguinte esclarecimento: “A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que houve um aumento no número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais no Hospital de Campanha. A maioria não possui resultado positivo para Covid-19, apenas gripe leve, portanto não demanda internação. Não há falta de medicamento no Hospital de Campanha e a unidade também não teve atendimento suspenso”(Ascom).

Redação PNB

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome