“Voltei pra casa sem vacinar”: Secretaria de Saúde de Juazeiro reduz horário de vacinação contra a Covid e usuários reclamam; Sesau diz que está com baixo estoque dos imunizantes

"Voltei pra casa sem vacinar": Secretaria de Saúde de Juazeiro reduz horário de vacinação contra a Covid e usuários reclamam; Sesau diz que está com baixo estoque dos imunizantes

Apesar de ser essencial para prevenir casos graves da Covid-19 e redução de mortes decorrentes da doença, muitas pessoas estão enfrentando dificuldades para completar o esquema vacinal contra o novo coronavirus no município de Juazeiro, no Norte da Bahia.

Diversas reclamações sobre a falta de organização e até mesmo de doses, são constantemente enviadas a redação do Portal Preto no Branco. Nesta quarta-feira (05), a leitora Hylca Poggio, reclamou que mesmo após procurar dos pontos de vacinação, não consegui receber a terceira dose da vacina.

“Antes das 10h30 eu cheguei ao ponto de vacinação da Univasf e lá fui informada que as fichas já haviam acabado, sendo que segundo o cronograma divulgado pela prefeitura para hoje informava que a vacinação seria até às 12h. Disseram que já tinham distribuído 100 fichas, que muitas pessoas pegavam e iam embora, sem nenhum controle. Questionei a quantidade de doses que foram destinadas ao ponto e não souberam me informar. Tinha muita gente querendo vacina e não tinha mais. Uma falta de organização tremenda. Depois, fui para o Juá Garden, e a situação estava um caos. Uma multidão de gente aglomerada em uma sala, um calor infernal, inclusive teve gente que passou mal. Lá tinham apenas duas funcionárias para aplicar a vacina, e elas não estavam dando conta da quantidade de pessoas. Lá também não sabiam informar a quantidade de doses, se daria para aplicar em todo mundo. Um absurdo. Tive que voltar para casa sem completar meu esquema vacinal”, reclamou Hylca.

Outra usuária chamou a atenção para a redução de horário de vacina em Juazeiro.

“A prefeitura vem reduzindo o horário de vacinação contra a Covid-19. Antes as pessoas podiam procurar os pontos até às 16h e em alguns dias houve até vacinação noturna. Agora, reduziram esse horário só até às 12h. O que está acontecendo? Estão sem estoque de vacina? E as pessoas que não podem ir no horário da manhã, o que vão fazer? Esse não é o momento de reduzir a vacinação, mas sim de ampliar. Em Juazeiro muitas pessoas estão com sintomas gripais e aqui na Bahia muitas pessoas estão sendo contaminadas pela Covid e pela Influenza ao mesmo tempo. Já não estamos sem vacinas da gripe, então tem que reforçar ainda mais a imunização contra a Covid-19”, alertou.

O PNB encaminhou as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que “os pontos de vacinação possuem 3 equipes de vacinadores, cada. O município está com baixo estoque de vacina e aguarda nova remessa a ser enviada pelo estado para continuar avançando na imunização contra a Covid-19. Como divulgado, a vacinação seguiu em determinado horário ou até o encerramento das doses. Nesta quarta-feira (5) os pontos receberam um grande volume de público para imunizar, mas, devido à quantidade disponível, a vacinação está mais limitada”.

Redação PNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.