Após quase dois anos do início da pandemia do novo coronavirus, e com o avanço da vacinação, muitas medidas restritivas foram relaxadas no Brasil. Porém, com o surgimento de novas variantes e o surto de gripes em diversas regiões, especialistas reforçam a recomendação de manter as medidas de proteção, como o uso de máscaras.
Mas muitas pessoas insistem em não seguir essa recomendação, e circulam pelos espaços sem usar máscaras. No município de Juazeiro, no Norte da Bahia, por exemplo, é comum flagramos pessoas descumprindo a medida em espaços públicos.
Diante da situação, o jornalista e poeta, Luiz Hélio, fez um desabafo nas redes sociais.
“Ainda relutante resolvi tentar fazer uma caminhada hoje cedo. Qual o melhor horário? 5h da manhã ou depois das 8h quando os espaços já deverão estar mais vazios por causa do trabalho? Na dúvida, fui às 07h e passando por lugares como o Parque Lagoa de Calu, Angary, Parque Fluvial e Vila Bossa Nova a sensação é de que sequer existe pandemia, ainda que ontem (quinta, 13/01) o país, que testa pouquíssimo, tenha registrado cerca de 100 mil casos positivos de Covid. Imagina então como não ficaria esse número com os não notificados. Além de estarmos em outra onda, causada pela Ômicron, paralelamente também ocorre uma epidemia da Influenza. É pouco? Parece que sim pra quem insiste em continuar fazendo pouco caso do uso da máscara. Alguns por ignorância, outros por uma burrice ideológica kamikaze. A cada 10 pessoas que vi caminhando, correndo, fazendo exercícios ou pedalando de bike apenas UMA usava máscara. Infelizmente tive de mais uma vez abortar minha atividade pela incompreensível atitude egoísta e irresponsável de uma gente estúpida!” criticou.
Ele finalizou destacando que não há justificativas para não usar o item de segurança.
“Desse jeito acaba o alfabeto grego, entra no fenício e não vai parar de surgir nova variante. Com taxa de transmissão tão alta, aliada ao surto de gripe, todos os especialistas afirmam que nenhum lugar, ainda que seja ao ar livre, é seguro pra tirar a máscara em público. Ainda mais durante atividade física. Portanto, não justifica”, concluiu.
Veja a postagem na íntegra:
https://www.instagram.com/heliopoeta/p/CYtWOvJrsLX/?utm_medium=share_sheet
Da Redação PNB



