Sem registro de reações adversas, público infantil segue sendo vacinado, em Juazeiro; PNB alerta: fique atento as fake news

0

 

Até o dia 25, terça-feira, a Secretaria de Saúde de Juazeiro vacinou mais de 650 crianças de 05 a 11 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sem nenhuma notificação de reação adversa.

De acordo com pesquisadores da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as chances de uma criança ter quadros graves de covid-19 superam qualquer risco de evento adverso relacionado à vacina da Pfizer. A vacina já está em uso em crianças de 5 a 11 anos em 30 países.

E não é insignificante o número de crianças com complicações da infecção e as que chegam a óbito pela doença.

Nesta quarta-feira (26), a Bahia está com 93% de taxa de ocupação nos leitos de UTI pediátrica. Já nos leitos de enfermaria pediátrica a taxa é de 78%.

Imunizante

A vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos tem uma formulação diferente e uma dose menor que a dos adultos e adolescentes, com apenas 10 microgramas (0,2 mL) do imunizante. Seu uso foi aprovado pela Anvisa, em 16 de dezembro último.

Os especialistas afirmam que os pais podem esperar como eventos adversos reações comuns a outras vacinas que já fazem parte do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como dor no local da aplicação, febre e mal estar. Eles comparam que a frequência de eventos adversos relacionados à vacina da Pfizer em crianças tem se mostrado inferior a de vacinas como a meningocócica b e a pentavalente, que já são administradas no país.

Fake news

No início da semana, circularam nas redes sociais uma foto e um vídeo de uma criança, afirmando, falsamente, que a mesma teria morrido devido a reações da vacina contra a Covid-19 e incentivando os pais a não imunizarem seus filhos. Muitos internautas acabaram associando a falsa notícia ao episódio de desmaio de uma menina, que ocorreu em um dos pontos de vacinação em Juazeiro, no Norte da Bahia, na última segunda-feira (24).

“Isso procede? Porque até onde eu sei, inicialmente foi divulgado que a criança desmaiou após a vacina, porém logo após, a Secretaria de Saúde justificou que o desmaio foi porque a criança não havia se alimentado. Agora estão compartilhando isso nos grupos e muitas pessoas estão questionando se trata-se desse caso. Qual realmente é o estado da menina. Tenho um filho de 7 anos e agora estou com medo de vaciná-lo”, questionou uma leitora ao PNB.

Diante da Fake News, o PNB procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro. O órgão reforçou, mais uma vez, que o desmaio da menina não está relacionado com a vacina e que está acompanhando a criança.

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o episódio de desmaio da criança não teve relação com a vacina contra a Covid-19. Segundo pai e a mãe que acompanhavam a garota, ela não tinha se alimentado ou mesmo bebido água pela manhã até a vacinação. A criança foi assistida pela equipe de saúde, bem como pelos bombeiros civis que estavam no local, melhorou muito rapidamente e foi para casa. Ainda assim, uma equipe de saúde fez uma visita à família e está acompanhando a criança”, reforçou.

Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome