“Um ventilador doméstico”: mãe denuncia ventilação inadequada em sala de aula da Escola Municipal de Ensino Integral Paulo VI, em Juazeiro; Seduc responde

0

Na tarde desta sexta-feira (1º), uma mãe, que prefere não se identificar, entrou em contato com a nossa redação para informar que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Integral Paulo VI, em Juazeiro, no Norte da Bahia, estão assistindo aulas em salas, com apenas um ventilador doméstico. De acordo com a mãe, que tem uma filha que estuda na unidade escolar, desde segunda-feira (28), os alunos estão passando por esta situação.

“Eu não acho justo, em plena pandemia, e neste calor terrível de Juazeiro, os alunos assistirem as aulas em uma sala cheia de estudantes com um ventilador deste. Uma coisa doméstica, amadora. Minha preocupação é com a propagação da Covid-19, pois uma sala com muitos alunos, e sem uma climatização adequada, que possa garantir as medidas sanitárias”, é ambiente propício para este e outros vírus”, relatou a mãe.

Confira o vídeo enviado a nossa redação:

O PNB entrou em contato com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e, por meio de nota, o órgão informou que “já está prevista uma grande reforma para Escola Municipal Paulo VI ainda este ano, com objetivo de requalificar todos os ambientes da escola para promover mais conforto e bem-estar aos alunos e colaboradores.”

Recorrente

Nesta sexta-feira (31), mães e responsáveis por alunos também da Escola Municipal de Ensino Integral Paulo VI, denunciaram que a unidade escolar não está cumprindo as medidas sanitárias contra a Covid-19.

As aulas presenciais, que haviam sido suspensas no início da pandemia, foram retomadas nas últimas duas semanas deste mês de março no município de Juazeiro, no Norte da Bahia. Porém, para que este retorno aconteça de forma segurança, especialistas alertam e o Governo do Estado determina que as escolas devem continuar seguindo todos os protocolos de segurança, incluindo o distanciamento para evitar aglomerações. Mas, segundo mães e responsáveis por alunos da Escola Municipal de Ensino Integral Paulo VI, essas medidas não estão sendo cumpridas na unidade.

“Na hora em que vão servir o almoço para os alunos se forma uma longa fila sem o mínimo de organização. Os alunos ficam totalmente aglomerados. Disseram que a escola seria sanitizada, que a equipe estaria preparada para seguir os protocolos, mas não é a realidade. Estão expondo os alunos e eu, como mãe, não acho certo nossos filhos passarem por isso, pois a pandemia ainda não acabou”, reclamou uma mãe, que preferiu não ser identificada.

Ela também enviou vídeos que mostram a aglomeração dos alunos. Nas imagens é possível perceber que não há nenhuma sinalização que oriente o distanciamento entre os estudantes na fila.

Veja:

A mãe reclamou ainda da qualidade da alimentação que está sendo distribuídas aos alunos no horário do almoço.

“A comida que estão servindo é um arroz papado. Além disso, quem chega primeiro come carne ou frango, já quem fica no final da fila tem que comer ovo. Não que o ovo não seja um bom alimento, mas porque uns comem carne e outros não? Não sabem a quantidade de alunos que tem na escola? Na minha opinião, se não está tendo como fornecer uma alimentação boa e saudável para os alunos, deixem eles irem almoçar em suas casas, e volta a ser como antes, os dois turnos”, acrescentou.

O PNB já encaminhou a reclamação para a Secretaria de Juventude e Educação de Juazeiro, mas ainda não obteve resposta sobre essa denúncia.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome