“Deixar um ser humano morrer na UPA como se fosse um animal”: morre paciente internado há 15 dias na UPA/Juazeiro; ele sequer teve acesso a exame que confirmaria morte encefálica

0

Sem um leito de UTI, sem acesso a exames mais avançados, morreu na tarde desta sexta-feira (3), Fabiano Barbosa Almeida, de 36 anos, que estava internado na UPA- Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, desde o último dia 22.

Fabiano tinha um tumor cerebral e a família foi avisada da suspeita de morte encefálica, porém o paciente precisava passar por exames, que não são realizados na UPA, para confirmar o quadro.

“Depois de tanta angústia, de tanto desespero, avisaram que ele morreu. Nós vamos apurar se realmente os exames que ele necessitava foram feitos. Não vamos aceitar o diagnóstico de qualquer médico. Ele tem que passar por tudo que tinha direito. É desumano, deixar um ser humano morrer na UPA como se fosse um animal”,

Na manhã de hoje, a irmã de Fabiano entrou em contato com o PNB, apelando para à gestão municipal viabilizar a regulação do paciente para uma unidade que fizesse o exame.

“Os médicos da UPA deram a notícia para família que houve morte encefálica, mas não há ainda o parecer, porque precisa que sejam feitos exames com um neurocirurgião. Meu irmão tem um tumor, mas como ainda não temos o resultado do exame que confirme ou não a morte encefálica. Só sabemos o que a equipe da UPA informou. Por isso, pedimos que a regulação seja feita o mais rápido possível. O certo é o paciente permanecer na UPA apenas por 24 horas, mas meu irmão já está entrando na terceira semana e não tomaram nenhum providência para a regulação dele”, declarou a irmã do paciente.

Angústia

A incerteza sobre o quadro de Fabiano gerou desespero entre os familiares, que buscavam por respostas.

“Dizem que ele está morto, mas ainda estamos recebendo os boletins médicos e estamos realizando as vistas.  É muito triste. A família toda está sofrendo com esse descaso. Precisamos de respostas. Se meu irmão realmente teve morte cerebral, liberem o corpo dele para a gente ter o direito de velar”, pediu a irmã do paciente.

Em um vídeo, a mãe do paciente diz que não aguenta mais a angústia que está vivendo, e apela para a gestora do município.

“Oh dona Suzana (Ramos), pelo amor de Deus. Aqui é a mãe de Fabiano Barbosa Almeida. Ele está na UPA. Ele já teve morte cerebral. Pelo amor de Deus, dê um jeito de liberar o corpo do meu filho para fazermos o sepultamento dele, que eu não aguento mais essa angústia, minha irmãzinha do céu. Tenham misericórdia de nós. Nós somos pessoas pobres, mas honestos”, suplicou a mãe.

Resposta Sesau

O PNB entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de informações sobre o caso. De acordo com a Sesau,  “existe a hipótese diagnóstica de morte encefálica. Porém, é necessária a realização de exames neurológicos próprios para subsidiar o laudo. Devido a isso, o paciente segue internado aos cuidados da equipe da unidade, com todo o suporte assistencial e medicamentoso que compete, aguardando liberação de vaga para UTI neurológica, através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL)”.

Resposta CRIL

O PNB encaminhou o caso também para a CRIL. A central informou que estava tentando vaga no HU e no Hospital Regional.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome