Após divulgação de um vídeo pela imprensa regional e pelas redes sociais em que um guarda civil de Petrolina aparece agredindo um homem em situação de rua, os advogados de defesa do agente público envolvido no fato, emitiram nota afirmando que a gravação não mostra integralmente todos os fatos.
O vídeo foi gravado na Praça Dom Malan, em Petrolina (PE), no último domingo (12).
Na nota, os advogados afirmam que no momento anterior a gravação, os servidores sofreram “ofensas e ameaças no desempenho da sua atuação profissional e constitucional”.
Confira a nota na íntegra:
“Diante da repercussão gerada sobre o vídeo veiculado nas redes sociais, vem, a defesa técnica do Guarda Municipal envolvido no fato do dia 12 de junho, capitaneada pelos advogados Adinová Dias, Felipe Sued e João Paulo Moreira, trazer os seguintes esclarecimentos:
Inicialmente, evidencia-se que o vídeo divulgado nas redes sociais não retrata integralmente a atuação da Guarda Municipal e seus integrantes, tendo sido registrado tão somente o momento oportuno do fato, deixando inclusive, de retratar as ofensas e ameaças sofridas pelos servidores no desempenho da sua atuação profissional e constitucional, ocorrido em momento anterior ao início das gravações.
Pontua-se que a Guarda Municipal Civil de Petrolina é uma instituição séria e comprometida com a sociedade, de igual forma o servidor envolvido na ocorrência, que não tem qualquer mácula ou processo administrativo que desabone sua reputação, tendo pautado sua atuação em consonância com os valores da moralidade, ética e respeito.
Por fim, todos os esclarecimentos necessários serão prestados em momento oportuno e no bojo de eventual processo administrativo disciplinar, respeitando o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório”.
FELIPE SUED AMORIM
OAB/PE nº57.787
JOÃO PAULO MOREIRA
OAB/PE nº57.799
ADINOVÁ DE LIRA DIAS
OAB/PE nº57.765
A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina também se manifestou, em nota, logo após a circulação do vídeo. O órgão informou que o Guarda Civil Municipal pode ser afastado das atividades operacionais, até que sejam concluídos os processos administrativos.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina informa que será aberto procedimento administrativo sobre a conduta do Guarda Civil Municipal envolvido em um caso registrado de abordagem no centro da cidade. O agente deve ser inicialmente ouvido nesta segunda (13) e pode ser afastado da atividade operacional até que sejam concluídos os processos administrativos.
Ressaltamos ainda que Guarda Civil Municipal é uma instituição respeitada pela população e referência no Nordeste. Prezando sempre pela ordem e proteção de todos os cidadãos petrolinenses. Portanto, não aceita condutas que fogem à legalidade e garantia dos direitos.
Redação PNB
Pode ter serteza que esse guada tem culpa sim eles sempre faz isso com os mas pobre e fica por isso mesmo que ser policia mas não São nada cada a justiça pra o morador de rua pq ele ta la sentado esse guada que agride primeiro
Esse fato ocorrido ai na praça, não é o primeiro e está se tornando corriqueiro,pois as providências cabiveis não são tomadas contra os agressores.Eu mesmo fiz imagens de outra agressão proxima ao Sartre ,de um outro morador de rua ,de forma truculenta e uso desproporcional de força. 0