Com o aumento dos casos de covid-19, em Juazeiro, Norte da Bahia, os usuários que precisam realizar testes para diagnóstico da infecção, estão encontrando dificuldades.
Com a diminuição dos casos, verificada nos últimos dois meses, a Secretaria de Saúde de Juazeiro desativou o ponto de testagem que funcionava no Centro de Cultura João Gilberto, e atualmente, o município conta apenas com os testes realizados pelo Lacen, Laboratório Central, da Secretaria Estadual de Saúde.
Na manhã desta quarta-feira (29), o professor Josinaldo Dias se queixou do serviço de testagem realizado pelo Lacen. Ele foi ao laboratório às 10h30 de hoje e já não conseguiu realizar o teste, conforme contou ao PNB.
“Acabei de chegar do Lacen, não consegui fazer o teste. Só há 40 vagas por turno”, informou o professor.
Outros leitores do PNB também estão reclamando da falta de acesso à testagem e reivindicam que a Secretaria de Saúde amplie o serviço, neste novo surto da doença.
A Sesau informou ao PNB, que “são feitos cerca de 100 testes por dia no Lacen”. O órgão informou ainda que, devido ao aumento na procura, a secretaria já está avaliando a ampliação da testagem. Assim que definido, será divulgado”.
Funcionamento do Lacen
No Lacen o atendimento é feito por livre demanda, ou seja, sem precisar de agendamento. O Lacen fica localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 05, no Centro da cidade, atrás do Hospital Promatre, com funcionamento das 7h às 17h, de segunda e sexta-feira. O telefone para contato é (74) 3611 7307.
Aumento dos casos
Nos últimos dias, o número de casos ativos voltou a crescer em Juazeiro. Nesta quarta-feira (29), o município contabiliza 334 casos ativos do novo coronavírus, segundo boletim da Sesau. Vale ressaltar que esse número atual pode ser ainda maior, já que a Sesau contabiliza apenas os testes realizados pelo Lacen. Há um mês, o município tinha apenas 15 casos ativos.
Redação PNB foto arquivo