Juazeiro: PM e Guarda Municipal são acionadas para conter confusão no Lacen, após reclamação de fura-fila no ponto de testagem Covid; Sesau nega e pede provas

0

A busca crescente por testes de Covid-19 no Lacen, único ponto de testagem, em Juazeiro, tem gerado aglomeração, muitas reclamações em relação a falta de estrutura do espaço, que não comporta a demanda, e no início da tarde de hoje (1), até a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para conter uma confusão no local.

De acordo com Tainá de Jesus Souza, moradora do Dom José Rodrigues, a confusão foi motivada por um suposto favorecimento a algumas pessoas, que furaram a fila com o consentimento da coordenadora do laboratório.

Eu cheguei por volta de dez e meia e minha amiga estava aqui desde às 8 horas da manhã, aí a gente estava esperando porque a coordenadora disse que só havia fichas para a tarde. Ficamos esperando porque se voltassemos pra casa, corríamos o risco de não encontrar mais vaga nem para a tarde. Enquanto a gente esperava, observamos que a coordenadora estava botando na frente, pessoas que tinham indicação de vereador e outros padrinhos políticos. Chegou a botar 5 pessoas na nossa frente. Fomos questionar e ela foi bruta, se estressou e chamou a Polícia e a Guarda Municipal, sendo que ninguém xingou ninguém, mas reclamamos porque ela estava botando pessoas para furar a fila. Um desrespeito com todos nós que estamos aqui aguardando”, contou a usuária.

Ela disse ainda que após a confusão, as portas do laboratório foram fechadas e os usuários estão na rua esperando que a coordenação reabra o espaço.

“Tá todo mundo aqui revoltado, com a brutalidade da coordenadora que, inclusive, disse que não ia me dá a ficha, porque eu reclamei, como se ela fosse dona do que é público. Fecharam as portas e nós estamos aqui esperando no sol quente, em pé, para que reabram o laboratório,” relatou.

Tainá reclamou também da falta de estrutura do local, uma crítica constante de quem está precisando do serviço de testagem do Lacen, em Juazeiro.

“Lugar pequeno, pessoas aglomeradas, não tem um lugar pra ninguém sentar. Aqui tem idosos, crianças, muita gente junta. Quem não está com Covid, contrai aqui mesmo. Agora estamos aqui no sol quente, esperando abrir.

Nós procuramos a Secretaria de Saúde e o órgão informou que “o portão está fechado porque a unidade está em horário de almoço. A testagem retorna às 14h e está sendo cumprida a ordem de chegada e as prioridades.

Quanto a reclamação de que pessoas ligadas à coordenadora furaram a fila, a Sesau disse apenas que não procedia, e pediu para a usuária “mandar a prova do que estava falando”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome