“Uma verdadeira enrolação”: usuária reclama da falta de vacinação contra Covid-19 na UBS do bairro Santo Antônio, um dos pontos fixos para aplicação da vacina; Sesau responde

0

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, a vacinação contra a Covid-19 foi ampliada para algumas Unidades Básicas de Saúde desde o último dia 28. De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBS’S escolhidas se tornaram pontos fixos para a aplicação da vacina.

Porém, em contato com o PNB, uma moradora do bairro Santo Antônio informou que por falta de profissional, a estratégia não vem sendo seguida na UBS da comunidade, que é uma das unidades divulgadas pela gestão. (Veja a lista abaixo)

“Essa divulgação que é feita pela prefeitura é uma verdadeira enrolação. Na última sexta-feira (01) estive na UBS do meu bairro, que está citada na lista divulgada pela Secretaria de Saúde, mas lá não estava vacinando. Fui informada que a vacinadora está de férias. Um absurdo. Como deixam um dos pontos fixos sem profissional para aplicar o imunizante?”, questionou a usuária.

O PNB já encaminhou a reclamação para a Sesau. Em resposta, o órgão informou que “a relação de UBSs que realizam a vacinação contra a Covid-19 torna a vacinação eficiente. No caso da UBS Santo Antônio, a vacinadora precisou entrar em férias. A nova profissional designada para o lugar, teve um problema pessoal e não pôde estar presente. Mas a Secretaria de Saúde de Juazeiro já está providenciando outra pessoa para o lugar. Porém, além da UBS Santo Antônio, há vacinação contra a Covid-19 em outras UBSs, bem como no Juá Garden Shopping, Uneb e Unibrás. A Sesau destaca que a pessoa pode buscar um dos demais pontos espalhados pela cidade”.

Veja a lista de UBS’S de referência para a vacinação contra a Covid-19:

UBSs Penha/ Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Palmares, Quidé, Santo Antônio, Alto da Aliança, Caic, CSU, Dom Tomás, João XXIII, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari, Novo Encontro, São Geraldo e Vila Jacaré.

De acordo com a Sesau, a vacinação deverá ocorrer no horário de funcionamento das UBSs. Na zona rural também é realizada mediante organização da equipe da unidade junto à comunidade.

Além das UBSs, também há vacinação nos três pontos volantes: Juá Garden Shopping, das 10h às 16h e na Uneb e Unibras, das 8h30 às 14h

Ainda segundo a Sesau, os locais possuem primeira dose e segunda dose a partir de 5 anos, dose de reforço a partir de 12 anos e quarta dose para população imunossuprimida, pessoas a partir de 40 anos e trabalhadores da saúde. O intervalo da dose de reforço é de 4 meses em relação à segunda dose. O intervalo da quarta dose é de 4 meses em relação à dose de reforço.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome