4ª onda da covid-19: Juazeiro e Petrolina somam mais de 6 mil casos ativos da infecção

0

Nas últimas semanas, a região do Vale do São Francisco, vem registrando um aumento considerável no número de novos casos da Covid-19. Um crescimento que se verifica no país, e preocupa as autoridades sanitárias e a população.

Atualmente, os municípios vizinhos de Juazeiro, no Norte da Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, somam 6.039 casos ativos.

A realidade é a mesma em todo o Brasil. De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país está atualmente com uma média móvel de 37 mil novos casos por dia. No final de abril, essa taxa estava em 15 mil.

A 4ª onda da Covid, como já se chama este momento de explosão de casos, é atribuída ao relaxamento das medidas sanitárias, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, e também a resistência das pessoas em completarem o esquema vacinal, de acordo com especialistas.

No Nordeste, as festas populares realizadas durante o mês de junho, também são apontadas como fator de disseminação do vírus.

Até o momento, os estados da Bahia e de Pernambuco não emitiram decretos voltando a recomendar o uso de máscaras, e o equipamento de segurança continua desobrigado em ambientes abertos e fechados.

Ao contrário de cidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná que voltaram a obrigar ou recomendar a utilização de máscaras em ambientes fechados por causa do aumento de casos de covid-19.

Testes

A nova onda pegou o sistema de saúde público e particular, dos municípios de Juazeiro e Petrolina, destruturados para atender aos novos casos, tanto no que diz respeito a testagem quanto ao atendimento aos doentes.

Por conta do aumento da procura e diversas reclamações, os municípios de Juazeiro e Petrolina precisaram se organizar e ampliar as testagens, que haviam sido reduzidas após a queda no número de casos.

Em Juazeiro, as testagens foram ampliadas as Unidades Básicas de Saúde do João Paulo II, Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, São Geraldo, Maniçoba I, Mandacaru I, Itamotinga, Juremal, Junco, Goiabeira, Capim de Raiz, Lagoa do Salitre, Abóbora, Poções, Carnaíba do Sertão.

Para realizar o teste, a pessoa precisa estar entre o 3º e o 7º dia de sintoma. Atualmente, os testes realizados no Lacen são feitos mediante agendamento, via WhatsApp (74) 98847-9980. Horário de agendamento: 07h às 12h e 14h às 17h.

Em Petrolina,  a partir da segunda-feira (11), as equipes estarão atendendo em um novo local, no Ginásio Osvaldo do Flamengo, na rua André Vidal de Negreiros, vizinho a policlínica da Univasf, das 8h às 16h30. O atendimento será por livre demanda.

A população precisa levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. A Secretaria ressalta que para realizar o teste é necessário estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas gripais. Já nos casos de contato com caso positivo, a pessoa deve esperar três dias para realizar o teste.

Vacinação

Após o aumento significativo no número de novos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Petrolina orienta as pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde para completar o esquema vacinal.

De acordo com o órgão, as Unidades Básicas de Saúde estão abertas de 8h às 12h e das 14h às 16h45, de segunda a sexta-feira, para vacinar a população com cinco anos e mais.

“É importante destacar que a população precisa completar o esquema vacinal e tomar as duas doses de reforço. Estudos apontam que a maioria dos casos graves, são de pessoas que não tomaram a vacina ou estão com o ciclo incompleto. Então a população precisa se proteger, principalmente nesse período, que favorece para o surgimento de doenças respiratórias”, destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Em Juazeiro, a vacinação também foi ampliada para as UBS’S dos bairros Penha/ Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Palmares, Quidé, Santo Antônio, Alto da Aliança, Caic, CSU, Dom Tomás, João XXIII, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari, Novo Encontro, São Geraldo e Vila Jacaré.

De acordo com a Sesau, a vacinação deverá ocorrer no horário de funcionamento das UBSs. Na zona rural também é realizada mediante organização da equipe da unidade junto à comunidade.

Além das UBSs, também há vacinação nos três pontos volantes: Juá Garden Shopping, das 10h às 16h e na Uneb e Unibras, das 8h30 às 14h

Ainda segundo a Sesau, os locais possuem primeira dose e segunda dose a partir de 5 anos, dose de reforço a partir de 12 anos e quarta dose para população imunossuprimida, pessoas a partir de 40 anos e trabalhadores da saúde. O intervalo da dose de reforço é de 4 meses em relação à segunda dose. O intervalo da quarta dose é de 4 meses em relação à dose de reforço.

Óbitos

De acordo com as Secretarias Municipais de Saúde, por conta da vacinação, em sua maioria, as pessoas infectadas apresentam sintomas leves da doença. Porém, os municípios registraram óbitos nos últimos dias.

Em Juazeiro, um homem de 55 anos, que possuía histórico de comorbidades, morreu em um hospital público, na última terça-feira (05), em decorrência de doença. O município já registrou 487 mortes por Covid-19.

Já em Petrolina, somente entre os dias 28 de junho e 07de julho, foram registrados oito óbitos. A maioria das vítimas, que tinham entre 41 e 98 anos, tinham histórico de comorbidades. A cidade tem agora 678 mortes causadas pela doença.

Internação 

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 47%, com 18 leitos disponíveis.

Em Petrolina, dos 44 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 23 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 52,3% ocupação.

 

Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome