Bahia: nova pesquisa AtlasIntel indica empate técnico entre Jerônimo Rodrigues (PT) e Acm Neto (UB); lula aparece com 63,9%

0

Nesta sexta-feira (5), o jornal A Tarde divulgou um levantamento que aponta um cenário de empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), e o candidato governista Jerônimo Rodrigues (PT).

Acm Neto pontua com 38,8% em primeiro colocado, enquanto Jerônimo Rodrigues está com 37,8% das intenções de voto. João Roma (PL) soma 13,2%, Kléber Rosa (PSOL) 1,4% e Giovani Damico 0,1%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Na comparação com o levantamento anterior realizado em 17 de julho, Jerônimo Rodrigues cresceu 5,2 pontos percentuais, enquanto Acm Neto caiu 0,9 ponto.

A pesquisa ainda ouviu eleitores sobre um possível segundo turno. Novamente há empate técnico, com Acm Neto registrando 42,7% e Jerônimo Rodrigues com 39,9%

Foram ouvidas 1.600 pessoas, no período de 30 de julho a 04 de agosto em 329 municípios baianos e a pesquisa está registrada sob protocolo BA 04586/2022.

A pesquisa fez ainda um cruzamento de dados entre os votantes na eleição para presidente e para o governo da Bahia. Para quem vota em Luiz Inácio Lula da Silva para o Planalto, 57,9% optam por Jerônimo Rodrigues, enquanto 29% escolhem ACM Neto. Para quem diz votar em Jair Bolsonaro, 51,2% escolhem João Roma e 38,7% Neto.

Senado

A corrida pelo Senado tem a liderança do candidato à reeleição Otto Alencar (PSD). Otto tem 39,2% das intenções de voto, enquanto Raíssa Soares (PL) e Cacá Leão (PL) empatam tecnicamente – ela com 16,2% e ele com 12,9%. A candidata do PSOL, Tâmara Azevedo, tem 5% e votos brancos, nulos ou que não souberam somam 26,7%.

Presidente

A pesquisa também questionou a opção dos eleitores para a presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63,9% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fica com 25,3%. Ciro Gomes surge em terceiro (4,3%), seguido por André Janones (Avante), com 2,2%, Simone Tebet (MDB), com 2%, Vera Lúcia (PSTU), com 1,2%. Os outros candidatos à Presidência apresentados pela pesquisa juntos somam 0,7% das intenções de voto do eleitorado baiano. Votos branco, nulo ou que não souberem ficam em 0,3%, segundo o jornal.

Instituto com expertise internacional

Co-fundador do instituto, o mestre e doutor em ciência política pela Universidade de Harvard, o romeno Andrei Roman afirma, sem medo de errar, que o Atlas é o único instituto no Brasil de atuação internacional.

Experiência e expertise comprovadas nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, em 2019 na eleição do presidente da Argentina, onde o instituto também teve bom desempenho nas eleições legislativas de 2021, além dos pleitos presidenciais do Chile (2020) e Colômbia (2022).

O AtlasIntel é o único instituto selo “A” do ‘fivethirtyeight’ instituto americano que avalia empresas de levantamento estatístico. Nas eleições americanas, o Atlas teve uma margem de 2,01 pontos, a menor entre todas as empresas de pesquisa locais.

Recentemente, a empresa foi contratada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para organizar a base de dados do Censo 2022.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome