Incomodado com a fuligem, leitor do PNB questiona queima da cana-de-açúcar, em Juazeiro

0

Na manhã desta sexta-feira (11), o leitor Felipe Nascimento, morador do bairro Cajueiro, em Juazeiro, enviou um texto ao PNB, em que tece críticas às queimadas da cana, pela empresa Agrovale.

Confira texto do leitor:

Acho um tanto quanto audacioso dar bom dia após a noite com cenário de filme pós apocalíptico, Juazeiro em cinzas e fumaça! Gostaria de deixar aqui a minha indignação com tal questão. Até quando viveremos sob essas condições as quais a empresa Agrovale, nos submete?

É vergonhoso levantar essa pauta nos tempos de hoje, pois mostra o descaso, desrespeito com os cidadãos juazeirenses e municípios ao redor. É um ato criminoso o que a Agrovale faz, pois há tecnologia para a colheita da cana crua sem ser necessário a queima, mas fazer o que né? A mão de obra braçal em condições de miséria é bem mais barata, já existem medidas que foram tomadas em outros estados e cidades como São Paulo, Goiás, Maceió… e, porque aqui não? Cadê a gestão da cidade? Não perceberam ainda que isso é uma questão de descaso com a saúde pública. Olha o tanto de fumaça que inalamos, olha a fuligem que cai e com a fumaça respiramos, quantas e quantas pessoas não sofrem com problemas respiratórios, quantas pessoas sem suas casas forradas, quantas pessoas que nem casa tem sem falar nos animais que ficam expostos também, todos submetidos a esse crime porque desrespeito já deixou de ser há muito tempo!

A minha mãe só possui 1 pulmão e nas noites iguais as de ontem ela precisa se trancar no quarto, utilizar umidificador de ar e nebulizador para poder respirar melhor, agora elevemos essa situação á nível macro, pois temos 220 mil habitantes e quantos desses não sofrem com essas queimadas por doenças respiratórias, que não possuem as condições de se cuidar e proteger como minha mãe que ainda assim sofre com falta de ar causada pela fumaça? É muito revoltante é indemissível!!!!

É muito triste e revoltante ver o enorme descaso da empresa Agrovale, onde possui todo recurso necessário para o investimento em maquinário correto para um processo de colheita sem a queima, pois já há toda comprovação que a qualidade o insumo é maior e melhor sem o processo de queima! Até quando, Agrovale? Até quando, Prefeitura de Juazeiro?

E outra, não venham nos falar do quanto a empresa arrecada e muito menos de quantas pessoas são empregadas nesse processo, estamos falando de saúde, estamos tratando de qualidade de vida da sociedade, do direito de respirar ar puro, pois não se justifica o injustificável!

Por Felipe Nascimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome