Moradores de comunidades localizadas no distrito de Massaroca, na zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia, sofrem há anos com a falta de água encanada. As residências são abastecidas por carros-pipa, mas o serviço vai tem sido satisfatório, de acordo com eles.
Em contato com o Portal Preto no Branco, o morador Henrique Morgado, cobrou ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental, o fornecimento de água encanada para as comunidades Curral Novo, Jacaré e Lagoa do Tanquinho. De acordo com ele, o órgão prometeu executar o serviço, mas até o momento, nada foi feito.
“Há anos buscamos por água na torneira. Entra prefeito, sai prefeito e o problema persiste. Continuamos reféns do carro-pipa! No final do ano passado estivemos em conversa com o SAAE, num encontro realizado na sede da nossa associação, onde estiveram presentes a então diretora, Josilene, o engenheiro de obras, Nerivaldo, e mais alguns membros do órgão e grande parte dos moradores da comunidade. Explicamos o problema, discutimos uma solução e nos foi prometido execução do serviço para início de 2022, sem êxito até o momento”, declarou.
Henrique informou ainda que já dispõe de 3.000 metros de tubulação, e necessita apenas que o SAAE execute o serviço.
“O SAAE já foi informado. Agora esperamos uma resposta do órgão”, acrescentou.
O PNB já encaminhou a reclamação para o SAAE de Juazeiro. O órgão informou que “vem trabalhando para levar água tratada para as casas das famílias do interior. Os moradores de Canoas e Lagoinhas, em Massaroca, por exemplo, que durante muitos anos viveram sem água nas torneiras de casa, hoje têm água potável em suas residências. O SAAE continuar trabalhando para levar água para Cachoeirinha e consequentemente para as comunidades de Curral Novo, Jacaré e Lagoa do Tanquinho, também localizadas no interior de Massaroca”.
Redação PNB