O resultado do exame do segundo caso do vírus Monkeypox, conhecido como ‘varíola dos macacos’, no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, deu negativo. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) ao PNB pelo coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, Núcleo Regional de Saúde-Norte.
O paciente é um homem de 42 anos, do sexo masculino, com imunossupressão, e a notificação foi realizada no último dia 08 de agosto. Com isso, o caso foi descartado.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, quando foi notificado como caso suspeito, o paciente apresentava sintomas leves. O homem estava em isolamento domiciliar e não teve histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados da Monkeypox.
Caso confirmado
O primeiro caso confirmado da varíola dos macacos em Juazeiro foi registrado na última quinta-feira (11). Trata-se de um paciente de 32 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão.
A Sesau informou que o paciente está com sintomas leves e continua em isolamento domiciliar. Os contatos dele receberam orientação da Vigilância Epidemiológica quanto às medidas de proteção.
Caso suspeito
O município de Juazeiro conta ainda com um caso suspeito da doença. Nesta terça, a Sesau confirmou o terceiro caso suspeito de Monkeypox no município.
A notificação ocorreu na segunda-feira (15). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 32 anos, sem comorbidades. Ele apresenta sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar.
Foram coletadas amostras pelo Lacen de Juazeiro. O material será encaminhado para laboratório de referência. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o paciente não teve histórico de viagem e nem contato com caso suspeito. Ele e seus contatos foram orientados quanto às medidas de prevenção e controle da doença.
Redação PNB