Motoristas de ambulâncias de Juazeiro denunciam corte do adicional de insalubridade e reivindicam: “Temos contato direto com pacientes doentes e circulamos por setores de risco”

1

Alguns condutores de veículos da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que prestam serviço na UPA-Unidade de Pronto Atendimento, Hospital da Mulher e São Lucas, contratado para os serviços pediátricos, procuraram o PNB para reivindicar o direito ao pagamento do adicional de insalubridade, que foi cortado pela atual gestão municipal.

De acordo com eles, desde a gestão do ex-prefeito Misael Aguilar os profissionais recebiam 20% de insalubridade. Durante a pandemia, o benefício passou para 40% e agora, relataram os condutores, a Prefeitura de Juazeiro cortou o benefício de grande parte dos motoristas das ambulâncias.

“A Secretaria de Saúde vem cortando insalubridade dos motoristas de ambulância das unidades como UPA, Hospital da Criança, Hospital da mulher e demais setores, mesmo sabendo que, diariamente, nós temos contato direto com  pacientes doentes e circulamos por setores de risco, como por exemplo laboratórios, havendo contato com  material sanguíneo, teste de Covid, tuberculose e demais fluidos que passam pelas unidades. Fazemos transporte de pacientes com doenças infecciosas e transmissíveis para unidades de exames ou regulações, onde temos a responsabilidade de manusear estes pacientes igual a um maqueiro. Além de dirigir, nós auxiliamos os mesmos em hospitais e clinicas de exames acompanhando todo o procedimento. Ao recolhermos as macas retidas nos hospitais, por exemplo, elas estão sujas de fluídos, como sague, urina vômito e somos nós que fazemos higienização das mesmas. Ser um condutor de ambulância nas unidades de saúde não é só dirigir, e sim auxiliar maqueiros, técnicos, enfermeiros e médicos nos procedimentos de transporte. Somos uma equipe e temos o mesmo contato com os pacientes, desde o transporte até a entrada nos hospitais”, justificaram.

Eles denunciam ainda que “alguns continuam recebendo e não se sabe o porquê deste privilégio. Pagam aleatório, aos que têm alguma indicação política”, disseram ao PNB.

Os profissionais também informaram que os motoristas que estão sendo contratados agora já não têm direito ao benefício, e que a “intenção é cortar de todos”.

“Nós não estamos reivindicando mais direitos e sim não perder o pouco que temos ou tínhamos. O que a Sesau quer é pegar um direto que temos chamado “Auxílio Ambulância”, que é federal, e torná-lo substituto ou suficiente para os condutores, e uma coisa que não tem nada a ver com outra”, reclamaram.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que “apenas insalubridade irregular foi suspensa, mediante laudo do engenheiro do trabalho”.

Estamos encaminhando a reclamação dos trabalhadores também para a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego

Redação PNB/Foto ilustrativa 

1 COMENTÁRIO

  1. Quem da laudo de isalubridade nao e engenheiro do trabalho nao. E sim medico do trabalho. Nem isso esse povo entende. E so enyrar na justica do trabalho que para receberem foi dado um laudo por um medico do trabalho durantw a gestao do prefeito misael aguilar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome