Os amantes da literatura e entusiastas da poesia produzida por mulheres já podem adquirir o novo livro de poemas da escritora Pók Ribeiro. A obra intitulada “Os dedos de Maria” será publicada pela editora Folheando e vendida através de pré-venda on-line no site www.editorafolheando.com.br.
As inquietações provocadas pelo período de isolamento social durante a pandemia da Covid-19 e questões que atravessam a existência do “ser mulher”, motivaram a poeta Uauaense, radicada em Juazeiro, região Norte da Bahia, para escrita do seu terceiro e mais novo projeto literário. Através de 48 poemas autorais e ilustrações de Marina Diniz, Pók provoca a reflexão sobre a pluralidade feminina do Brasil e a perceber as diversas “Marias” que transitam pela sociedade, assim como os desafios, preconceitos, mantos e mordaças que insistem ainda em revesti-las.
A publicação é resultado da aprovação do livro em chamada de originais, organizada pela editora belenense, Folheando, que atua desde 2017, com sede em Belém do Pará, na publicação e divulgação de autoras e autores brasileiros, com baixo custo de edição, objetivando a difusão da literatura autoral no país.
A aquisição do livro é feita diretamente no site da editora, durante os 10 dias de pré-venda com frete grátis. Por meio dessa pré-venda, leitoras e leitores tornam-se também apoiadores, fomentadores da produção independente e da circulação do livro na região do Vale do São Francisco e em todo o país, pois contribuem com o investimento direto nos processos de publicação da obra.
Para Pók, que já possui outros trabalhos com a temática feminina, a obra Os dedos de Maria é um ajuntamento de poemas-mulheres ou poemas-marias para quem ainda se permite sentir, refletir sobre a existência sociopolítica, deixando-se tocar pelas palavras, seus dedos e línguas.
Embora o livro tenha como fio condutor a vivência de mulheres na sociedade, não se trata de uma obra reduzida a um lugar ou categoria. Segundo a autora, esse projeto é um sopro resistente para todas e todos que ainda sentem na pele e nos sonhos a quentura de existir numa sociedade tão desigual.
As informações sobre essa e outras produções da escritora Pók Ribeiro podem ser conferidas no seu perfil no Instagram, @pokribeiro e também pelo perfil da editora Folheando, @editorafolheando.
Sobre a autora:
Pók Ribeiro é poeta em construção poético-política com outras mulheres, escritora, professora de escola pública e pesquisadora da escrita de mulheres do Semiárido baiano. É autora dos livros Pedilua (2017) e Endométrio (2019), co-autora do livro Úmidas (2022), membro e coordenadora do Coletivo Vozes-Mulheres: além das margens e uma das organizadoras da coletânea de poemas LiterÁridas (2021).
Texto de André Amorim
Obrigada por fomentar a produção literária do vale !!!!